Qual a importância do sódio no organismo?

O sódio é um mineral ou um soluto que é assim chamado soluto ou disperso a substância que pode ser dissolvida.  O mais habitual é que se trate de um sólido contido numa solução líquida. Por exemplo, se você põe sal na água e mexe, ele se dissolve nessa água, não aparecendo visualmente, mas seu efeito está ali.

Nosso corpo é uma máquina fantástica que funciona extraordinariamente, envolvendo os nutrientes que recebemos através da alimentação e os produtos internos como os hormônios e enzimas que ajudam nos processos de absorção e desdobramento desses nutrientes, para que possam ser utilizados de forma adequada pelo organismo.

Entre as células, há espaços e o sódio atua nesses espaços, em equilíbrio com a água. Quando a água é pouca para a quantidade de sódio, a célula libera água para equilibrar. Nesse processo pode haver desidratação da célula. Quando a água é muita,  a célula tende a captar essa água. Mas, nas 2 funções há limites de captação e liberação de água pela célula. Quando o sódio é em excesso, requerendo ainda mais água e a célula não tem mais capacidade para absorver a água, ela se acumula nos espaços e há o edema. Quando há o desequilíbrio entre soluto e água, pode ocorrer edema ( inchaços) ou desidratação celular. Por isso, tanto  ingestão de água, como a de sódio, precisam estar equilibradas.

Ocorre hiponatremia (sódio baixo-hipoosmolalidade), quando a água total do corpo está em excesso em relação ao sódio , e hipernatremia (sódio elevado-hiperosmolalidade) quando a água total está diminuída em relação ao sódio. Ambas as alterações podem estar presentes com sódio total do corpo diminuído , normal ou aumentado.

A sintomatologia depende mais da rapidez de instalação do distúrbio do que de seu valor absoluto e está relacionada a distúrbios do SNC: edema cerebral, na hiponatremia , e desidratação cerebral e hemorragia cérebro-vascular na hipernatremia . A sintomatologia em ambos os distúrbios é semelhante : confusão , letargia, fraqueza muscular, mioclonia, convulsão e coma.

É bom lembrar que 60% do nosso organismo é composto por água. Então não beber água suficiente, em torno de 2 litros, pode também ser prejudicial.

Tudo funciona direito dentro do equilíbrio. Hoje, vemos excesso de sal na alimentação (molhos, temperos prontos, salsichas, linguiças, snacks, salgadinhos de pacote, etc. Esse excesso se verifica muito também na alimentação infantil. Por outro lado, há pouca ingestão de água.

Qual a função do sódio?

Cerca de 35% a 40% do total de sódio do organismo está no esqueleto. A principal função do sódio é regular a quantidade de líquido extracelular, bem como o volume de plasma sanguíneo. O sódio também auxilia na condução de impulsos nervosos e no controle da contração muscular.

Quais os primeiros sintomas?

Excesso - aparecimento de hipertensão arterial (em pessoas susceptíveis) e retenção de líquidos (edemas).

Carência:  Pessoas que vivem em climas quentes ou praticam exercício físico intenso, perdem quantidades significativas de sódio pelo suor, e podem correr risco de carência. As que ficam longos períodos sem se alimentar ou ingerir alimentos com sal. Manifestação: tensão arterial baixa (hipotensão), cãibras, desidratação, secura da boca e vômitos.

Quantidades recomendadas:

  • Segundo o “Food and Nutrition Board”, (National Research Council-National Academy of Sciences, 1989), a quantidade diária recomendada de sódio, é:
    Crianças:
    (1-3 anos): 325-975 mg (menos de 1 g)
    (4-6 anos): 450-1350 mg
    (7-10 anos): 600-1800 mg
    Adolescentes (11 +): 900-2700 mg
    Adultos: 1100-3300 mg

Alimentos ricos em sódio:

Industrializados em geral. Observar os rótulos.

Além do sal comum, os alimentos relacionados a seguir também são ricos em sódio:

Alimentos embutidos como: presunto, mortadela, salsicha, atum, sardinha, salame, paio, lingüiça;

  • Temperos prontos, sopas desidratadas, caldos de carnes, catchup, mostarda, maionese, molho inglês, shoyu, manteiga/margarina com sal;
  • Alimentos defumados ou submetidos a algum processo de conservação utilizando sal, como por exemplo: bacon, bacalhau, carne seca, charque, carne de sol;
  • Enlatados: ervilha, milho, seleta de legumes, molho de tomate, azeitonas, palmito;
  • Salgadinhos de pacote, macarrão instantâneo, biscoitos salgados, aperitivos do tipo amendoim e castanha de caju com sal;
  • Queijos salgados, como mussarela, provolone, queijo prato, parmesão;
  • Alimentos já prontos como hambúrguer, quibe, pastel, coxinha, empada.

É importante prestar atenção quanto ao rótulo dos alimentos. Procure verificar se o alimento contém sódio, cloreto de sódio ou glutamato monossódico.

Atualmente, existem no mercado substitutos do sal de cozinha (o “sal light”). Eles NÃO devem ser usados por pessoas que tem problemas renais.

About these ads

Etiquetas:, , ,

17 pensamentos em “Qual a importância do sódio no organismo?

  1. Mônica Alves Ferraz 19/03/2012 às 5:47 pm Reply

    Dra. meu enteado está precisando tomar um medicamento por falta de sódio no organismo. Chama-se Monolith, não encontro no site, o homeopata que indicou disse que esse é extraído do petróleo (?) Liguei pra um número de Sp , falei com a pessoa que me atendeu, mas ainda estou desconfiada por não encontrar nenhuma informação na internet, nem mesmo no site da importadora (best prime nutrition). Por favor, se possível, me esclareça !

  2. Reginaldo Teixeira 06/08/2012 às 4:06 am Reply

    Olha, pelo que tenho visto e estudado, nada mais é isto que um perigo para saúde pública as altas dosagens de sódio contidas nos alimentos industrializados sem a presença de um outro mineral importante para o equilíbrio orgânico, o potássio. Desafio uma investigação apurada por parte dos consumidores e não se deixem enganar. Compare a quantia de sódio nas frutas e legumes por exemplo, comparando aos industrializados. O potássio sempre será em quantidade maior que o sódio. Taí os hospitais lotados para provar se estou mentindo e verifiquem isso da causa pro efeito. Não acreditem no que a ciência diz em matéria de alimentos industrializados, pois estão explorando a mente dos incautos e lucrando com a doença do povo, tanto a indústria alimentícia quanto farmacêutica.

    • Ola Reginaldo,
      O sódio está em excesso na alimentação e isso temos falado bastante, já que o seu consumo tem sido bem além do recomendado. O equilíbrio entre os minerais sódio e potássio também são fundamentais para a saúde humana. Mas os processos de indusrialização, acrescentam outros produtos químicos que desestabilizam o equilíbrio boquímico do organismo humano, trazendo assim uma série de desordens que causam doenças. Não são o sódio e o potássio os únicos responsáveis pelas doenças, mas todo o desequilíbrio que acontece à partir deles e também de outros minerais e vitaminas. Vou publicar um artigo sobre o sódio e potássio. Um grande abraço e mande sempre suas observações.

  3. Suely Manzoli 29/10/2012 às 1:32 pm Reply

    Excelente e muito didático êste trabalho. Parabéns…

  4. Cecilia 18/03/2013 às 4:05 pm Reply

    Lenita, o meu pa está internado porque está com falta de sódio no organismo, eles colocam o sódio, ele melhora, porém perde rapidamente e tem que voltar ao hospital. Poderia me informar qual a causa disso? E se existe algum medicamento para que não tenha esta perda tão brusca?

    • Olá Cecilia,
      as causas da hiponatremia (concentrações abaixo do normal de sódio), podem ocorrer em algumas situações: ingestão excessiva de água (pouco provável), cirrose hepática, insuficiência renal, insuficiência cardíaca, doença de Addison (insuficiência das glândulas suprarrenais – nesse caso pode haver escurecimento da pele, desmaios e outros sintomas). Eles devem estar diminuindo a ingestão de líquidos de seu pai.O importante é que, através de exames, se descubra a causa dele estar com baixas de sódio e tratar para que seja reequilibrado. Acredito que no hospital eles estejam pesquisando isso. Procure conversar com os médicos e descobrir o que está acontecendo. Espero que tudo fique bem logo. Dê notícias.

  5. Taline 26/03/2013 às 6:33 pm Reply

    ñ consegui encontrar oq eu queria

  6. Maria Helena Araujo 30/03/2013 às 8:38 am Reply

    Apos um infarto fiquei com a pressao mt baixa e 2 meses apos tinha fadiga em excesso, enjoo, irritabilidade, chorava por tudo. Ia ao medico a pressao normal e eles diziam ser enmocional. Apos 2 semasa sem conseguir se alimentar por causa dos enjoos que nao passavam com remedio nenhum os batimentos cardiacos em 32 a 40 e a pressao 9 8 por 5 , 4. Fui ao hospital varias x e eles so verificavam as enzimas e davam alta. Em um quadro + grave fui a outro hosPital com os sintomas acima e espamos musculares involuntaris alen de Mt dor de cabeca e confusao mental meus musculos saltavam sem eu conseguir controlar fui hidratada urgente e0meu sodio. Depois de hidratada estava em 125 o que e mt bx o Proximo passo seria o. Coma e morte rapida. Cheguei aconclusao que o excesso de agua que eu bebia p compensar os vomitos eliminavam o sodio do meu organismo e como nao conseguia me alimenbtar nao o rePpunha o que causou Hiponatremia entao fiquem atentos tudo em escesso pode matar ate a agua em excesso mata.

    • Olá Maria Helena, lamento que seu diagnóstico tardio tenha te causado mais tempo de sofrimento. Vc tem razão, os excessos são prejudiciais. Se nos alimentássemos com equilíbrio e bom senso, muitos sofrimentos poderiam ser evitados.Obrigada por seu depoimento. Muita saúde.

  7. margarida pantoja 04/04/2013 às 1:05 am Reply

    seu trabalho ne ajudou muito mesmo muito obrigado, peco que publique a relação dos nutrientes no nosso corpo.

  8. elza fernandes de oliveira 17/09/2013 às 12:32 am Reply

    minha mae com 94 anos com baixa de sodio no organismo, Qual o exame e medicamento e orientacoes do medico para elevar o sodio. Ela so quer dormir mesmo sentada.

    • É necessário saber porque ela está com baixa de sódio. Pode ser uma insuficiência adrenal ou alguma disfunção que esteja causando isso. Busque ajuda médica.Um abraço.

  9. Lucas 11/02/2014 às 7:32 pm Reply

    Dr suei muito no trabalho agora estou com muita câimbra, pode ser falta de sódio e potassio

    • Olá Lucas, sim pode ser falta de potássio, mas de líquido também. Através do suor vc perde sais e minerais. É importante repor através de bebidas específicas (tipo Gatorade), sucos e água. Um abraço.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 31 outros seguidores

%d bloggers like this: