Cardápios Infantis

Para Café da Manhã:

1. Torradinhas integrais com requeijão + suco de laranja

2. Leite com Nescau + banana com granola ou aveia

3. Suco de mamão, laranja + Bisnaguinha integral com queijo branco

4. Salada de frutas com iogurte e granola

5. Gelatina com pedacinhos de maçã + granola

6. Iogurte com pedacinhos de mamão e aveia

7. Sucrilhos sem açúcar com leite, banana e mel

8. Vitamina de banana, maçã e aveia com leite

9. Gelatina com iogurte e granola

10. Pão integral com queijo branco e blanquet de peru + suco de laranja com cenoura

11. Yakult + 1 maçã

12.Danoninho + quadradinhos de pão integral com requeijão

13.Suco de cenoura com laranja + bisnaguinha integral com queijo frescal e geleia (pouquinha)

Para Almoço:

1. Arroz c/ cenoura, feijão, bifinho grelhado e couve refogada

2. Arroz, feijão, almôndegas de carne ( metade carne moída e metade soja,adicionada de legumes ralados (cenoura, abobrinha) no molho de tomate 

3. Arroz, feijão com beterraba, frango assado com cebolas e bolinho de espinafre.

4. Arroz com brócolis, filé de peixe , purê de abóbora com salsa.

5. Arroz festa colorido com beterraba, espinafre e cenoura, Filé de frango com c/ molho de ervas ( salsa, cebolinha ), salada de lentilhas.

6. Macarronada com molho de tomate com legumes (podem ser picadinhos ou passados no liquidificador com o molho de tomate), almôndegas de ricota c/ espinafre.

7. Sopa de macarrão de letrinhas, em caldo de legumes. Se quiser, qdo a sopa estiver pronta e fervendo, quebre um ôvo dentro e mexa bem, até que se desmanche em pedacinhos pequenininhos cozidos.

8. Arroz, Feijão, panquequinhas de legumes, salada de alface e tomate cereja

9. Arrroz integral, feijão com inhame, berinjelas com azeitonas e picadinho de carne

10. Arroz integral, feijão, ovo poché com molho de tomate com salsa e manjericão, purê de abóbora

11. Arroz integral, feijão com couve, coxinhas de frango ao molho, batata baroa cozida e corada no forno.

12.  Arroz integral, feijão com cenoura e cebolas, filé de peixe à milanesa( ao invés de usar a farinha de rosca , fazer com farinha de aveia) no forno,brócolis

13.Macarrão Parafuso ao suco, frango em cubos com legumes e shoyu, salada verde com palmito e grão de bico

14.Nhoque a bolonhesa, salada de couve flor, berinjela e queijo minas

Para o Lanche:

1. Bolo de cenoura com chocolate e Fanta natural (consultar receita nesse site)clique aqui

2. Saladas de frutas com 1 colher de chá de mel

3. Sanduiche natural com pasta de soja e cenoura + suco de laranja

4. Sorvete de creme com granola e morango

5. Suco de uva + biscoitos integrais

6. Vitamina de laranja, cenoura e beterraba + 2 pãezinhos de leite com requeijão

7. Milk shake de chocolate

8. Iogurte com fruta e granola

16 thoughts on “Cardápios Infantis

  1. Bárbara Sixe Lima 20/03/2011 às 2:38 am Reply

    Gostaria de idéias para de cardápio para que possa oferecer à minha neta, ela tem 07 anos de idade e não está se alimentando direito, gostaria alguma coisa interessante para motivá-la a comer melhor. Obrigado.

    • Olá Bárbara, não tenho informações suficientes de sua netinha e de suas preferências e reações em relação aos alimentos. Preciso de mais informações para poder te ajudar. Aqui no site, tenho várias sugestôes de cardápios, bem como receitas e formas de variar os alimentos para que as crianças os aceite. O importante é que você tenha paciência e criatividade para atraí-la para a alimentação de forma natural e não preocupada, pois a criança é capaz de perceber isso e reagir não comendo. Veja quais os alimentos que ela aceita melhor e procure criar pratos nutritivos à partir dessas preferências. Se quiser me mande um e-mail com mais informações.
      Um abraço, Lenita

  2. janaina furtado 12/10/2011 às 9:53 am Reply

    Lenita, adorei suas dicas naturais para cozinhar e achei muito interessante qdo vc fala da porção de carne para a criança, pois A minha pequena adora e acabo abusando um pouco, porem, ela não come salada e vou testar os pratinhos atrativos e as dicas de esconder as saladinhas raladas na almondega e bater legumes no molho vermelho. Obrigada!

    Janaína Furtado

    • Olá Janaína, obrigada pelo seu carinho. Olha essas dicas funcionam e ajudam bastante na qualidade nutricional da refeição. Um grande abraço e saúde pra sua filhota.

  3. Karina 20/01/2012 às 8:10 am Reply

    Bom dia, estou preocupada, pois minha filha esta com 3 anos e tem apenas 13 kilos, não come nada de frutas, legumes, não quer nem comer o trivial, arroz, feijão, macarrão… ela ainda toma mamadeira (leite rico em ferro com sustagem kids sabor morango) mas nas últimas semanas nem isso ela quer, não sei mais o que fazer, ela não come gosta muito de pão, come bolachas e iogurtes só de vez em quando… o que me aconselha? gostaria de fazer comidas usando água dos legumes… ela esta com deficiência de ferro, mas nem o sulfato ferrozo não quer tomar to travando uma guerra srsrsrs o que me aconselha, por favor me ajude! já comprei até aquelas vitaminas para abrir apetite, mas como ela não gosta de tomar remédio não consigo dar….

    • Olá Karina,
      Infelizmente essa é uma queixa muito comum hoje. As crianças saem do primeiro ano e já entram no segundo com problemas de alimentação. Os sabores fortes dos snacks, biscoitos, etc, fazem com que a criança prefira esse tipo de alimento do que os caseiros. Esse comportamento pode ter várias causas e uma, muito comum, é quando é ofertada mamadeira desde cedo para substituir uma refeição. Na verdade é um fato que angustia muito as mães. Não conheço a história da sua filha, não sei quando começou, como se comporta, se ela tem disposição para brincar, é alegre, ou se deita bastante tempo, se cansa com facilidade, etc. Qual a orientação do pediatra? Não dê nada a ela por conta própria, mas com orientação do profissional e se isso for mesmo necessário, ela terá que tomar. Existem suplementos alimentares de grande ajuda para suprir as necessidades vitamínicas das crianças, mas só podem ser administradas por orientação médica. O ideal é que primeiro, você não demonstre a ela a sua grande preocupação (sei que é difícil). O segundo passo é não substituir a refeição por outras coisas, procurando demonstrar seu amor e a importância do alimento para que ela possa brincar, sair, parquinho, etc.. Coma com prazer na frente dela o mesmo que está oferecendo sem dizer nada, apenas saboreie normalmente. Deixe frutas, cenoura crua em palitinhos cortadinhas num pratinho perto de onde está brincando sem falar nada e saia de perto.Repita isso vários dias. Se ela gosta de pães e biscoitos, procure ter em casa os integrais. Se ela aceita sopas, bata tudo no liquidificador (carne, legumes, arroz integral, feijão) e aos poucos vá adicionando pedaços sem bater. Não use caldos industrializados.
      O ideal é que ela seja acompanhada por um profissional. Mas perder a paciência (o que é compreensível) não vai resolver. Karina, me dê notícias. Um grande abraço.

  4. luciana 14/03/2012 às 9:33 pm Reply

    Ola Lenita, adorei o seu site…
    tenho dois filhos, um de 3 e a outra de 4. Ambos tem dificuldade para comer verduras e legumes…eles nao podem ver nem um verdinho (como eles falam..rs) e nem pedacinhos de cenoura ou qualquer legumes na comida. Apenas batata. Entao o almoco fica apenas com o carbo, feijao as vezes, e uma proteina. Quais as maneiras para esconder esses alimentos na comida deles. Eu ainda para ajudar, nao sei cozinhar nada… aff..ta dificil…rs

    obrigadak

    luciana tolomei

    • Olá Luciana, obrigada por seu carinho.
      Você vai encontrar nesse site, diversas dicas. Por exemplo, colocar os legumes no feijão e bate os legumes com um pouco de caldo do feijão e misture tudo na panela desse mesmo feijão. Misturar legumes e verduras batidos no molho ou na própria almôndega, no molho de macarrão, sucos, etc.
      Quando elas estiverem brincando, coloque um pratinho com cenoura e beterraba em palito, sem dizer nada, perto deles. O importante é não desistir de tentar. Criar bons hábitos alimentares, vale a pena. Um abraço

  5. Aline 18/07/2012 às 9:50 am Reply

    Estava procurando idéias para o cardápio do meu filho e me deparei com seu blog, achei MARAVILHOSO! Meu filho, Graças à Deus, come muito bem. Vou aproveitar todas as suas sugestões obrigada!

  6. Cristiane S. Betini 12/09/2012 às 12:22 pm Reply

    Olá amei seu site …parabéns…Meu nome e Cristiane,tenho um netinho com 4 aninhos que hoje infelizmente esta internado…..(problemas com gases intestinais e prisão de frente)ele não come quase nada,e bem magrinho tentamos de tudo para ele comer ,não toma leite,não gosta de suco…almoço e jantar só quer comer arroz com salsicha ou nanguent* de frango frito( ele não gosta que asse),..mais sera que teria como fazer ele comer outro tipo de alimento para poder ter mais saúde obs: gosta de tomate,alface.
    Por favor me ajude.

    • Olá Cristiane. obrigada por sua participação. Essa alimentação não é adequada realmente para ninguém, muito menos para uma criança. Mas tudo tem solução e será um trabalho de paciência.Gostar de alface e tomate já ajuda, mas é pouco. Vc não disse se ele aceita iogurte, danoninhos, etc.
      Não dê refrigerantes, e tente ver se ele aceita a “Fanta natural (receita aqui no site). Mas isso pode provocar gases em função da água com gas. Tente as dicas que dou para a alimentação infantil, alternativas, etc. Se não resolver, seria aconselhável o acompanhamento de uma nutricionista pediátrica para que ela pudesse avaliar melhor seu netinho e ver a necessidade de suplementação ou não. Abraço e muita saúde para sua família.

  7. Zilma Rippel 21/09/2012 às 10:33 am Reply

    Olá,Lenita!Creio que encontrei o que estava procurando.Levarei suas sugestôes para minha nora,pois meus netos estão se alimentando muito mal.Muito obrigada !
    Sucesso!Abraços .
    Zilma.

  8. raqueltorquato 28/09/2012 às 9:15 am Reply

    Oi Lenita,
    não tenho habilidades para fazer os pratos perfeitos que você posta.
    Seria realmente uma boa para melhorar a alimentação do meu filho.
    Você sabe dizer se existe restaurantes, ou algo do tipo que já venda pronto? Ou é algo que não conseguimos encontrar fácil??

    • Olá Raquel, obrigada por seu carinho. Eu não sei aonde vc está, mas é uma boa pergunta. Vou pesquisar e colocar no site o que eu achar por aí. Abraços.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 33 outros seguidores

%d bloggers like this: