Dicas para não engordar no Natal

Fim de ano, tempo de comemorações. E não são poucas: amigo oculto , festa no trabalho, com os amigos, com o pessoal do curso, etc. Além disso, vem o Natal… que, se a família é grande, há um monte de natais para ir, de forma a não deixar ninguém triste.

Com isso tudo, além de  todas as calorias consumidas na ceia, em geral as pessoas repetem a dose no almoço do dia seguinte e ainda continuam comendo demais durante toda a semana, até chegar o Reveillon. E começa tudo de novo. Logo depois vêm as férias, temporada de praia e aí….

Como minimizar os efeitos de tanta comemoração e abundância de calorias?

Busque nessa época, que antecede as festas, não exagerar na alimentação.

Tente uma alimentação mais saudável, menos calórica, como saladas de vegetais variados com queijo branco, ou peito de frango, peito de peru, blanquets,etc.

Não encha a salada de sal ou de molhos mais calóricos e dê preferência aos de iogurte natural, ervas e temperos também naturais.

Troque o pão branco pelo integral ou pelo árabe também integral que são mais saudáveis.

Evite as massas com molhos de queijo ou creme de leite e opte pelos molhos de tomate tipo ao suco.

Se a comemoração for numa pizzaria, peça uma pizza mais leve a base de vegetais, ao invés da calabresa, de lombinho, etc e fuja das pizzas doces!

 Evite refrigerantes e prefira os sucos de frutas e beba bastante água ( de preferência coloque sempre por perto uma garrafinha de água). 

 Se a festa for à noite, coma alimentos bem leves durante o dia. Se for almoço, faça isso na véspera e no resto do dia.

 Quem está controlando o peso deve evitar os alimentos mais calóricos durante a ceia, não repetir a ceia no dia seguinte e modere também nas bebidas alcoólicas que são bem calóricas.

Enfim você pode participar, só não precisa exagerar.

Abaixo uma tabela de calorias dos principais alimentos de uma ceia.

ALIMENTO QUANTIDADE CALORIAS
Ameixa 1 de tamanho médio 25
Amêndoa 1 xícara das de chá 350
Avelã 1 unidade 150
Cereja 1 de tamanho médio 10
Champanhe 1 copo 110
Damasco 1 de tamanho médio 20
Nozes 1 xícara da de chá 500
Panetone 1 fatia 200
Pão de mel 1 unidade 150
Passas 1 colher das de sobremesa 30
Peito de Peru cozido 1 fatia fina 120
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