Nova Pirâmide

Sabe-se que a alimentação hoje, tem sido a causa de muitos males e doenças como a obesidade, doenças cardíacas, doenças auto imunes, etc.

A nova pirâmide alimentar modificou alguns patamares.  Destaca por exemplo os grãos integrais, o exercício físico e coloca no topo da pirâmide, alimentos como a carne vermelha e os refinados, para se consumir com muita moderação, junto com os doces e gorduras sólidas .

A atividade física é a base dessa pirâmide, ou seja, a saúde depende do que se come e do que se pratica de exercício. Lógico que outros fatores influenciam como estresse, exposição a agentes poluentes, etc. Mas se há uma boa base de alimentação e exercício, esses efeitos nefastos também podem ser atenuados.

As gorduras vegetais, como o óleo de soja, oliva, linhaça, milho e girassol são os indicados, não à vontade mas em quantidades adequadas.

Os cereais e massas integrais, constituem também a base da pirâmide, pois esses alimentos, junto com tubérculos e raízes, constituem a maior parte de nossa alimentação diária ( 45 a 55%). 5-8 porções/dia

As hortaliças e frutas estão logo a seguir e devem ser consumidas em até 8 porções diárias, dependendo de seu peso e estado de saúde.

As castanhas e leguminosas ( feijões, grão-de-bico, ervilha, lentilha) estão em seguida, na quantidade de 1-2 porções diárias.

As carnes brancas como o frango e os peixes (salmão, sardinha, truta, cavala, arenque) são os mais indicados , pois são ricos em ômega 3. 1 -2 porções/dia.

Em seguida os laticínios (leites e queijos, iogurtes, etc) na proporção de 1-2 porções/dia.

E no topo da pirâmide, estão os doces, açucares, alimentos refinados, carne vermelha e gorduras sólidas que precisam ser consumidos com muita moderação.

Sabe-se que o vinho tem propriedades benéficas ao organismo com substâncias antioxidantes e outras, mas deve ser consumido com moderação, assim como qualquer outra bebida alcoólica. Além do mais, o suco de uva também tem as mesmas propriedades.

Os suplementos vitamínicos, têm suas indicações, mas somente com orientação profissional. Não tome por conta própria.

É preciso frisar que essas indicações estão sujeitas a adequações, em função de cada um e suas individualidades. Mas a pirâmide serve como um guia alimentar para uma boa saúde.

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2 thoughts on “Nova Pirâmide

  1. sonia h 15/12/2010 às 12:10 am Reply

    Lenita, acho esse site o maximo. Estou sempre entrando e há sempre uma informação nova e importante. Pena que moro longe, senão vc seria minha nutri, com certeza.
    Bjs

    • Lenita Munhoz 15/12/2010 às 12:35 am Reply

      Obrigada Sonia. Se quiser tb pode sugerir um tema.Bjs

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