E o verão chegou!!!!

O verão está aí e é sempre uma estação onde as pessoas parecem mais alegres, se vestem de forma mais colorida, ficam mais tempo ao ar livre. No ar, um tempo festivo.

É também época de muito calor e por isso alguns cuidados são necessários para  estar saudável e bem disposto.

Filtro solar indispensável com qualquer tempo.

Muita água para se manter hidratado.

Quanto a alimentação, não abuse dos sorvetes. Os yoguis são bem mais saudáveis e menos calóricos que os convencionais. Escolha frutas como cobertura, ao invés de caldas doces de chocolates, marshmellow, etc.

Cuidado com as refeições mais calóricas e ricas em gorduras ( feijoadas, frituras, cozidos, tortas cremosas, etc). A tendência é de você não se sentir bem após ingerí-las.

Nas refeições principais, as saladas podem se tornar uma boa opção. Varie as cores na salada (alfaces lisa, crespa, roxa, agrião, espinafre cru, cenoura, beterraba, tomate, palmito, etc, são alguns exemplos).                            

Adicione sementes (girassol, ou papoula, ou gergelim, ou ainda linhaça moida na hora)                                                                                                                      

Fontes proteicas: grãos ( grão de bico, feijões, lentilha, ervilha), oleaginosas como castanhas (caju, pará, nozes), queijos, carnes (peixe, frango ou carne), ovos cozidos.                                                                                                                    

Cereais também podem ser incluídos como arroz, cevadinha ( de preferência integrais pois são ricos em fibras, vitaminas e minerais, ao contrário dos refinados).                                                                                                                                Não é para misturar tudo em uma só salada, mas para escolher com critério. Por exemplo uma fonte de proteínas, uma de cereal, uma de semente, mais as folhas e legumes de sua escolha. O importante é que não sejam sempre as mesmas, mas varie de dia para dia e até, se possível, de refeição para refeição.                                

Nos intervalos, dê preferência às frutas.  Seja ao natural, em saladas de frutas ou em sucos.

Os iogurtes, também são opções agradáveis e indicadas, tanto para molhos ( os naturais) substituindo a maionese, quanto para alimento no lanche da tarde.  Não se esqueça de observar o prazo de validade dos produtos.

 Sugestão de salada:

Alface crespa, alface roxa, agrião, grão de bico, tomate, cenoura, salsa e cebolinha picadinhas e uma pitada de orégano.

Alface lisa, espinafre crú, queijo minas em cubos, tomate, semente de gergelin, salsa picadinha.

Alface roxa, repolho branco picado, alface lisa, beterraba ralada crua, salmão em lascas, sálvia fresca picadinha, hortelã.

 Alface lisa, rúcula, tomate seco, castanhas do pará picada, abobrinha verde.

Alface lisa, tomate, pimentão amarelo e vermelho em tiras, berinjela e ovo cozido picado

 Molhos  possíveis:

1)azeite virgem ou extra virgem, limão, alho picado, sal e orégano

2) azeite, iogurte natural, gotas de limão e pedacinhos de maçã

3)azeite, mostarda e mel

4) azeite, vinagre de maçã, queijo parmesão ralado e orégano

Enfim, teste os sabores e texturas. Use a criatividade tanto na composição como na apresentação. Aproveite e se surpreenda com os resultados em sua saúde!

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