ENXAQUECA 1

Estratégias Nutricionais

As estratégias nutricionais mais efetivas para o tratamento da enxaqueca se baseiam na identificação de componentes alimentares causadores do problema.

A enxaqueca, dor de cabeça recorrente, é uma doença neurológica multifatorial, caracterizada por sintomas que incluem crises de dor, fotofobia, fonofobia, náusea e vômito.

Alguns alimentos conhecidos por desencadear a enxaqueca, estão descritos na tabela abaixo:

O efeito desses alimentos como desencadeador das crises de enxaqueca varia de acordo com a sensibilidade de cada indivíduo. Para alguns é o chocolate, para outros os cítricos, etc. Assim, para identificar e considerar um alimento desencadeante deve-se levar em consideração os seguintes critérios, de acordo com a Associação Britânica de Estudo da Cefaléia:

· A enxaqueca inicia-se após 6 horas do consumo;
· O efeito ocorre repetidamente;
· A exclusão do alimento na dieta leva à melhora.

A identificação do causador pode ser fácil para alguns indivíduos e, nesses casos, o alimento suspeito deve ser excluído da alimentação por algumas semanas. Em outros, onde vários possam estar envolvidos, o nutricionista deve orientar o paciente numa dieta de eliminação e reintrodução de alimentos, de maneira cuidadosa para que não haja desequilíbrio nutricional.

Outro fator que pode desencadear a enxaqueca é a hipoglicemia, devendo-se, então, evitar longos períodos em jejum, através do fracionamento das refeições.

Enfim, com um acompanhamento adequado e paciência, é possível sim diminuir muito e às vezes eliminar a enxaqueca. Um nutricionista vai ajudar muito no tratamento, equilibrando as refeições de maneira a proporcionar os nutrientes necessários a cada paciente e equilibrar a administração daqueles que parecem ser os causadores das desagradáveis dores de cabeça.

Há pessoas que chegam ao consultório, sofrendo há anos de enxaqueca e em pouco tempo se livram dela pelas condutas indicadas. Mas lembre-se, não basta eliminar os alimentos desencadeadores, é necessário equilibrar a dieta, de forma que não haja deficiências nutricionais.

Etiquetas:, , , ,

One thought on “ENXAQUECA 1

  1. Edna Duque Estrada 12/02/2011 às 6:40 pm Reply

    Oi querida amiga, quando ainda era solteira, sofria mto de enxaqueca, principalmente qdo comia chocolate, bebia vinho ou cerveja, e me atrevia a comer ovo frito à noite, era um terror!!! no dia seguinte ñ levantava da cama, ñ podia ouvir barulho nenhum, nem claridade, graças à Deus e a mudança na alimentação eu fiquei curada, nunca + tive crise, bjo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: