Água, vida, emagrecimento

 

A água ajuda a emagrecer?

A água é vital à vida humana tendo papel preponderante na regulação do organismo. Nos processos de emagrecimento, ela precisa estar associada a uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios, para que o tratamento apresente resultados consistentes, ou seja, ela também é uma parte importante do tratamento. A água é indispensável , pois  compõe 60% -70% do organismo humano, tendo diversas funções.

Funções da água no organismo

– regular a temperatura corporal;

– eliminar toxinas e o excesso de sódio através da urina e da transpiração;

– estimular o trânsito intestinal num trabalho, junto com as fibras, de hidratação das fezes;

– aumentar o suco gástrico e a saliva que auxiliam na digestão

— aumentar o volume de sangue favorecendo a distribuição de nutrientes (vitaminas, minerais, etc.) pelos órgãos, etc.

Emagrecimento

Para o emagrecimento, a água é fundamental suprindo naturalmente o apetite, hidratando o corpo e ajudando nos processos de metabolismo. Sem a ingestão  adequada, o sistema natural de limpeza e desintoxicação do organismo é prejudicado,  dificultando a perda de peso e também influenciando o aparecimento de várias doenças. As cãibras também podem aparecer por défict de água.

Sede, sudorese e urina concentrada são sinais de que o organismo necessita se hidratar

Beber muita água equilibra o organismo, fazendo com que ele fique mais resistente e funcione melhor. Apesar da quantidade depender da temperatura do dia, da intensidade da atividade que se realiza, do tipo de trabalho, se exposto ao sol ou não, a ingestão deve ser de no mínimo dois litros por dia.

Porém, em situações de febre e resfriado, calor, prática de atividades físicas, gravidez, amamentação, por exemplo, esta quantidade deve ser aumentada.

Os dois litros recomendados devem ser ingeridos em quantidades e intervalos regulares. A sede, que é causada pela baixa quantidade de água dentro das células, diminuindo a eliminação pelos rins e por meio da saliva, é um sinal do organismo indicando que o indivíduo deve beber água, mas a sede já representa o sinal de alerta.

A água exerce um papel importante para a saúde da pele, pois garante a hidratação e favorece a absorção dos nutrientes necessários ao seu equilíbrio. Se ela é perdida, a pele sofre desidratação, tornando-se áspera e favorável ao envelhecimento.

Para as crianças, a água exerce papel importante no crescimento, funcionamento do organismo, melhora as funções dos rins, bexiga e intestino. Sempre ofereça água às crianças, pois elas são menos suscetíveis a sentir sede durante uma atividade e podem não sentir ou perceber a necessidade de água requerida pelo organismo.

Urina concentrada ( amarela forte) e sudorese são sinais de que o organismo precisa receber água, independente de se sentir sede.

O organismo não tem a capacidade de armazenar água.

Durante envelhecimento, o corpo fica mais ressecado. O corpo de um bebê recém-nascido consiste em 75 a 80% de água. Aos 60 ou 70 anos, o corpo é constituído por apenas 50%, ocasionando enrugamento da pele, diminuição da saliva, endurecimento das juntas, etc.

A água tomada 1/2 hora antes das refeições, pode diminuir a voracidade por alimentos. A alimentação equilibrada deve ser feita, mas a quantidade ingerida pode ser menor.

Os hábitos não se desenvolvem da noite para o dia, mas a decisão interior e disposição em mudá-los sim. Facilita muito ter ao lado uma garrafinha com água. Além de estimular a sua ingestão, você poderá ter a medida do quanto ingeriu durante o dia.

O ideal, repetindo, depende da sua atividade ou estado, mas 2 litros ( mais ou menos 8 copos) por dia é a média, podendo essa quantidade ser ainda maior. Você notará diferença na sua saúde, na pele, nos cabelos, etc. Recomendo a água, porque outros líquidos, como sucos por exemplo, contêm calorias e os refrigerantes, mesmo diet, não são indicados por várias outras razões, já explicadas em artigos aqui no site.

OBS.: Os sucos são importantíssimos também pela reposição e fornecimento de energia, vitaminas e minerais, mas não devem permanentemente substituir a água. Beba água!

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