Alimentos Termogênicos

 

Efeito térmico do alimento (TEF, do inglês thermal effect of food) ou termogênese induzida pela dieta é a energia que o organismo gasta para digerir e absorver o alimento. Os alimentos termogênicos são aqueles que apresentam um maior nível de dificuldade em ser digeridos pelo organismo, fazendo com que esse consuma maior quantidade de energia e caloria para realizar a digestão. Todos os alimentos gastam energia para serem digeridos, ou seja, têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo, aumentando a queima de gordura, porém existem alguns que se destacam mais que os outros, pois induzem o metabolismo a trabalhar com ritmo acelerado, gastando assim, mais calorias. São os classificados como termogênicos.

 A termogênese assim, pode variar de acordo com a composição da dieta. Por exemplo:  um dos nutrientes que podem modificar o efeito de TEF é a cafeína. A proteína é o nutriente que possui maior efeito térmico, seguido do carboidrato e, por último, a gordura. Ou seja, a gordura é facilmente armazenada e em média apenas 4% de energia é perdida para sua absorção; já a proteína perde-se cerca de 25% de energia.

Portanto, em dietas de emagrecimento, a oferta de alimentos termogênicos é importante, porém sob a orientação de um nutricionista, sempre contemplando, é claro, as necessidades nutricionais de cada um.

Alguns desses alimentos que apresentam efeitos termogênicos positivos

Pimenta vermelha, mostarda, gengibre, vinagre de maçã, acelga, brócolis, couve, aspargos, linhaça, laranja, kiwi, cafeína (guaraná em pó, chá verde, guaraná refrigerante, café – que não devem ser consumidos após as 18 hs para não interferir no sono), água gelada, gorduras vegetais, gorduras de coco, produtos derivados de chocolate, peixes como o bacalhau, salmão, atum, sardinha, cavala (que possuem Ômega 3), carne bovina, de peru e alguns laticínios.

O exagero no consumo desses alimentos pode levar ao surgimento de sintomas como dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais. Hipertensos e indivíduos com problemas cardíacos devem ter cuidados aumentados, pois alguns desses alimentos fazem o coração trabalhar mais rápido.  

Atenção:  Não basta consumir os alimentos termogênicos sem uma dieta balanceada e a prática de exercícios, importantíssimos aliados na luta contra a perda de peso.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: