“Ressaca”

 

Recebo muitos e-mail nessa época, perguntando o que fazer para evitar a tão terrível ressaca. Bem, o melhor mesmo é não beber, ou pelo menos não beber em excesso. Mas de qualquer maneira aqui vão algumas dicas:

Esqueça o que muitos dizem de que ressaca se cura com mais álcool porque isso é uma grande mentira e você estará piorando as coisas para o seu fígado já tão bombardeado. Nesse estágio, tanto o fígado quanto os rins já estão trabalhando além do normal para tentar restabelecer o organismo. Por isso, todo o cuidado é necessário para não sobrecarregá-los ainda mais.

 A consequência disso é um intenso mal estar e indisposição que debilita muito o organismo. Esse é o momento de hidratar-se convenientemente, descansar bastante e ter uma boa alimentação para que o corpo possa se recuperar.

Náuseas, vômitos, dores de cabeça, azia, queimação no estômago são os principais sintomas da ressaca. Na presença de diarréia, por uso de álcool associado ao de frituras e outras gorduras, ligue o alerta, pois o corpo está desidratando por uma perda mais significativa de líquidos e eletrólitos. O álcool, estimula a perda de líquido do corpo.

As consequências do consumo exagerado das bebidas alcoólicas são inevitáveis. Ingerir água antes, durante e, principalmente, depois do consumo dessas bebidas é um grande remédio.

Sucos de frutas cítricas como  limão e laranja são de grande ajuda, porque fornecem antioxidantes, vitaminas e minerais, para a recuperação do organismo, assim também como a água de côco (rica em potássio) e os isotônicos.

Se você não abre mão de se esbaldar, estar bem alimentado é fundamental. Evite carnes gordurosas, aves com a pele, queijos amarelos, frituras ( salgadinhos, linguiças, batatas fritas, etc), feijoadas, cozidos para não sobrecarregar o fígado. Dê preferência às frutas, verduras e legumes que ajudam a repor as vitaminas e minerais, aos carboidratos como pães, massas e cereais que repõem a energia.

 Para finalizar, não beba sem se alimentar, não misture bebidas alcoólicas e beba muita, muita água.  Durma porque o sono é reparador e esse descanso será extremamente benéfico para a recuperação do organismo debilitado.

 Divirta-se com responsabilidade.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: