Asma e Hábitos de Vida

 
A asma é uma das enfermidades crônicas mais comuns do mundo, que afeta a 300 milhões de pessoas. Se estima para o ano 2025, mais 100 milhões de casos de asma. Acredita-se que este rápido aumento se deva a  evolução dos fatores ambientais ( poluição do ar, das plantações, etc) e as modificações no estilo de vida das pessoas, onde a dieta tem um papel de vital importância.
 
Segundo estudos de pesquisadores da Universidade de Atenas, os sintomas de asma em crianças, se reduzem de forma patente com uma dieta no estilo Mediterrânea, rica em verduras, frutas frescas, cereais (de preferência integrais) e azeite de oliva, que proporcionam doses elevadas de beta-caroteno, vitaminas C e E, selênio, magnésio, flavonóides e polifenois de atividade antioxidante.
 
Esse estudo examinou 700 crianças com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos. O trabalho afirma que aqueles que não seguiam esta dieta e consumiam alimentos como “snacks” salgados e doces mais de três vezes por semana, apresentavam um risco 4,8 vezes maior de crises de asma. Esta relação também é observada nas crianças que vêem televisão ou jogam videogames durante mais de duas horas diárias, aponta o trabalho, publicado no”Journal of the American Dietetic Association”. (Fonte:consumer.es) 
 
As crianças que têm uma vida mais sedentária e  pouca atividade ao ar livre estão mais expostas à ação de ácaros e agentes alergênicos.
É muito importante que os pais e escolas, orientem suas crianças a terem hábitos saudáveis e alimentação saudável e balanceada, desde os primeiros anos de vida. Isso deve fazer parte do processo da educação infantil.
 
 
 
 
 
 
 
Anúncios

Etiquetas:, , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: