Dismorfofobia ou Transtorno Dismórfico Corporal (TDC)


                                      Quadro de Picasso

São muitos os transtornos que podem afetar a vida de um ser humano. Um bom número deles está ligado a uma percepção distorcida da realidade, levando essas pessoas a terem sérios distúrbios de comportamento e relacionamento.

  
O transtorno dismórfico corporal (TDC), se refere a preocupação excessiva por um defeito corporal mínimo ou por defeitos corporais imaginários. Etimologicamente a palavra provem do grego dysmorfia, que significa fealdade. Trata-se de uma espécie de “feiúra imaginária”,  onde aspectos negativos da aparência, muitas vezes nem notados por outras pessoas,  levam o indivíduo a se perceber de forma diferente, causando obsessivas preocupações.
A dismorfofobia tem sido estudada há décadas. Pode estar relacionada a qualquer parte do corpo (nariz, olhos, cabelo, pernas,etc).

 

O fato é que as exigências corporais ditadas pela sociedade, induzem cada vez mais a modelos de beleza rígidos, onde quem não se encaixa naqueles padrões, está como que excluído do grupo. Com isto, a cultura ocidental tem feito da mulher magra por exemplo, um símbolo de competência, sucesso, controle e atrativos sexuais, enquanto que o excesso de peso e a obesidade representam preguiça, indulgência pessoal, falta de auto-controle e força de vontade. 

Hoje a obesidade é rejeitada não por questões referentes a boa saúde, mas por razões estéticas. A busca por um  corpo esbelto tão propagado e exigido, se tornou um TDC, ocasionando muitas vezes o quadro de anorexia que é a redução ou perda de apetite. É patológico atingindo feições psiquiátricas e muitas vezes levando a morte.clique aqui

Essa “cultura” tem se tornado um modelo de preocupações com as formas físicas perfeitas, medidas corporais “padronizadas”, dietas excessivas e comportamentos inadequados para controle do peso e da aparência. 

 O bombardeio através das diversas mídias, faz com que esses distúrbios se intensifiquem. Claro que essa não é a única razão, mas é um forte fator contribuinte.

Caracteristicas do TDC
A – Preocupação por algum defeito imaginário do aspecto físico – quando há leves anomalias físicas e a preocupação do indivíduo é excessiva.

B – Quando essa preocupação provoca mal estar clinicamente significativo e a desintegração social, profissional ou de outras áreas importantes da atividade do indivíduo.
 
C – Quando essa preocupação não se explica de forma mais nítida pela presença de outro transtorno mental
 
É muito importante que os familiares estejam atentos ao comportamento daqueles que estão a sua volta. Observar a forma como um membro da família ou do grupo percebe sua própria imagem e como é o seu relacionamento com as outras pessoas, pode salvar uma vida.  É possível detectar o distúrbio e encaminhar a um profissional para tratamento, antes que o sofrimento se estenda.  
Anúncios

Etiquetas:, , , ,

One thought on “Dismorfofobia ou Transtorno Dismórfico Corporal (TDC)

  1. Solange 18/03/2011 às 4:24 pm Reply

    Eu tenho isso ;|

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: