Relação entre obesidade e Familiares de dependentes de álcool

Pesquisadores da Universidade de Washington realizaram dois estudos para identificar as semelhanças neurológicas que existem entre as condutas que originam a obesidade e o abuso de substâncias, chegando a identificar que alguns alimentos podem causar vícios. Em cada um dos estudos participaram cerca de 40 mil adultos, o primeiro se realizou entre 1991 e 1992 e o segundo aconteceu entre 2001 e 2002. Como parte do estudo foi perguntado aos participantes se haveriam alcoólatras na família e, além disso, se desenvolveu um registro com o índice de massa corporal (IMC) de cada um dos participantes.

 No primeiro informe não foi identificada uma relação clara entre o histórico familiar de alcoolismo e a obesidade, mas no segundo estudo, realizado 10 anos depois, foi identificado que as pessoas adultas que teriam familiares com problemas com bebidas aumentava entre 30 e 40% a possibilidade de sofrer de obesidade. O nível de risco é ainda maior entre as mulheres, pois neste segmento 50% pode sofrer de obesidade, enquanto entre os homens a porcentagem é de 26%.

O doutor Richard Grucza considera que a composição de alguns alimentos pode despertar centros primitivos do cérebro relacionados à recompensa, que reforçam a conduta viciante. De acordo com o pesquisador, encarregado do primeiro estudo, os alimentos com grande quantidade de açúcar, sal e gordura, podem gerar tendência viciante no paciente.

De sua parte, o Dr. David Kessler em seu livro “O Fim da Sobrealimentação” assegura que alimentos altamente atrativos, como os comercializados nas cadeias de fast food, podem desencadear uma resposta neurológica que estimula o desespero por mais comida, ainda que não se tenha fome.

Mas os pesquisadores não descartam outros fatores que poderiam desencadear hábitos que conduzem à obesidade, como o estresse ou depressões que podem estar associados à interação em famílias com membros portadores de dependência química.

Fonte: Intramed
  

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: