Arrumando a geladeira

Como arrumar a geladeira

É importante para a nossa saúde, o correto armazenamento dos alimentos. Muitos nutrientes podem se perder em função da forma como os conservamos. Além disso, a contaminação através de embalagens sujas (vindas das prateleiras de estabelecimentos comerciais) é muito mais comum do que se imagina. A má conservação dos alimentos pode não só fazer com que não recebamos os nutrientes naturais daquele alimento, mas também originar doenças através bactérias que podem proliferar num meio inadequado de conservação, tornando-o impróprio para o consumo.

Sendo assim, aqui vão algumas dicas para arrumar a geladeira .

A sua geladeira deve estar perfeitamente limpa, livre de resíduos de líquidos ou alimentos. Lembre-se que cada área da geladeira tem uma temperatura diferente para que os alimentos sejam armazenados de forma correta e não estraguem antes do tempo. As duas primeiras prateleiras são as partes mais frias. Por isso, ali devem ser armazenados os alimentos mais perecíveis: leite e derivados (iogurtes, queijos, etc) e também as embalagens abertas de sucos, geléias, doces prontos (pudins, manjares, etc…)

Comece de baixo para cima: Observe a figura

Gavetas: As folhas devem estar bem secas e melhor ainda envoltas em papel toalha. Lembre-se de observar depois se o papel não está molhado;nesse caso, é conveniente trocá-lo. Conserve legumes e verduras em embalagens plásticas e afastadas do congelador. Retire completamente o ar das embalagens antes de fechar. Existem embalagens apropriadas, do tipo ziplock.

 Primeira prateleira (inferior): Armazene as frutas logo acima das gavetas. As mais macias podem ficar em bandejas e as mais duras, embaladas em sacos plásticos. 

Segunda prateleira (intermediária): Conserve nessa prateleira os alimentos que vão ser consumidos rapidamente como bolos, doces e tortas. Sopas e caldos também, porém sempre em recipientes com tampa. Dê preferência aos formatos quadrados ou retangulares, que são mais fáceis de organizar.

Terceira prateleira (intermediária): Armazene nessa prateleira os ovos (em vez de colocá-los na porta, como é sugerido pelos fabricantes), assim você evita a trepidação do abre e fecha da geladeira, além de mantê-los sob temperatura constante. Guarde também os alimentos que sobraram da refeição em recipientes plásticos ou de vidro, bem tampados.

Quarta prateleira (superior): Nessa prateleira guarde a manteiga, o requeijão, o leite, os frios e os queijos, em recipientes bem fechados. Nela devem ficar também os refrigerantes, sucos ou água, se quiser que fiquem bem gelados.Se houver uma gaveta de carnes logo abaixo do freezer, é lá que você deve mantê-las, incluindo os frios e as salsinhas.

Porta da geladeira: na porta acomode o ketchup, a mostarda, as geléias e compotas, a azeitona e as conservas, os refrigerantes em lata, caixas de suco ou leite abertos, e mesmo os alimentos infantis. Mas atenção: não exagere no peso. Isso prejudica o fechamento da porta e compromete a durabilidade da sua geladeira.

 Dicas gerais:

  • Lave bem todas as embalagens antes de armazená-las. Muitas vezes elas ficam em depósitos expostos a insetos e outros animais
  • Alimentos que estragam facilmente devem ficar o mais perto possível do congelador.
  • Posicione os alimentos para que o ar frio circule ao seu redor. Isso garante que ele será resfriado por completo.
  • Enlatados nunca devem ser mantidos em seus recipientes originais. Depois de abertos, transfira-os para um outro recipinte que possa estar bem tampado, para que a oxidação pelo contato com o ar não comprometa o alimento. Mantenha-os em recipientes plásticos ou de vidro, devidamente tampados.
  • Mantenha os alimentos frescos em prateleiras separadas dos industrializados. 
  •  Se quiser conservar bolachas, torradas, cereais ou mesmo salgadinhos sempre crocantes, feche-os adequadamente e guarde na geladeira, nas prateleiras intermediárias.
  •  Mantenha a água sempre bem tampada e dê preferência às garrafas de vidro.
  • Não coloque paninhos nas prateleiras, pois isso impede o ar de circular.
  • Prefira potes quadrados, porque são mais fáceis de acomodar. Os redondos ocupam mais espaço, na hora de dividí-lo com outros recipientes
  • Evite abrir seguidamente a porta da geladeira porque compromete a temperatura adequada dentro da geladeira.
  • A limpeza deve sempre ser feita com pano úmido e detergente e nenhum outro produto
Anúncios

One thought on “Arrumando a geladeira

  1. Diego 13/01/2012 às 7:34 pm Reply

    Bem bacana, obrigado pelas dicas!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: