Saúde do Cérebro

Que é necessário para manter a saúde do cérebro?

Primeiramente buscar a saúde em geral ajuda bastante e para isso, ótimo é manter-se ativo, física, social e mentalmente. A atividade física ajuda a prevenir enfermidades e a manter o fluxo de sangue no cérebro. Se você não faz exercício, é bom  pensar nisso e realizar pelo menos 30 minutos de atividade física moderada, regularmente.

O que é considerado atividade moderada?

É o exercício que não “esfalfa” mas que aumenta sua frequência cardíaca. Caminhar, andar de bicicleta, nadar, hidroginástica, etc são todas boas opções. Pratique algo que te dê prazer. 

A interação social também ajuda a estimular a mente. O convívio com amigos e pessoas que são agradáveis, boas conversas, atividades culturais sempre trazem benefícios à saúde.

 O importante é manter o cérebro ativo. Ler bons livros, fazer palavras cruzadas, jogos de memória, contas sem o uso da máquina de calcular, tentar lembrar de todas as atividades do dia ao final dele, etc, são bons exercícios. 

Como funciona e de que maneira nosso cérebro pode ser afetado?

Mudanças nas membranas celulares ocorrem de momento a momento e são afetadas por fatores tais como emoções, dieta e o sistema imune. Mesmo as menores alterações nesta membrana celular especializada podem ter conseqüências nas habilidades dos neurotransmissores e produzir efeitos indesejados que podem afetar o organismo. Serotonina, dopamina e norepinefrina são os neurotransmissores mais  conhecidos.

O excesso ou a diminuição de  neurotransmissores pode resultar em condições tais como depressão, ansiedade ou hiperatividade e podem contribuir para doenças do cérebro tais como Alzheimer ou doença de Parkinson.

Uma dieta saudável que atenda as necessidades específicas do cérebro pode ajudar neurônios alcançar um equilíbrio químico satisfatório. Portanto, alimente-se corretamente. 

Existe alguma dieta específica que seja boa para o cérebro?

Sim e não. Embora não exista uma dieta específica para a saúde do cérebro, existe  uma dieta para a saúde em geral e a manutenção das funções do organismo e que também, é claro, vai beneficiar as funções cerebrais. Mas existem nutrientes que podem influenciar nesse processo.

Por outro lado, uma alimentação deficiente, pobre em alguns nutrientes, pode afetar verdadeiramente o cérebro e sua atividade.

O cérebro depende do fígado e do trato gastrointestinal saudáveis para usar convenientemente os nutrientes, absorvendo-os e liberando-os satisfatoriamente. Os dois são igualmente importantes na remoção de toxinas e na manutenção da atividade apropriada do sistema imune. Alguns alimentos que podem contribuir com esse processo são: as fibras, a água, os leites fermentados, iogurtes naturais,etc.

Que nutrientes podem ser considerados importantes para o cérebro?

Ômega-3

O Ômega 3 se tornou bastante conhecido e “famoso” e traz comprovadamente inúmeros benefícios para a saúde. 

As células nervosas são amplamente compostas de lipídios e por isso os tipos corretos de gordura na dieta são um dos elementos críticos mais importantes na criação e manutenção da saúde cerebral.

O Omega 3, um precioso lipídio que promove a saúde cardíaca, pode ajudar nosso cérebro. 

As fontes desse precioso nutriente estão nos peixes de águas frias como o salmão, atum, sardinhas, arenque, cavala. É recomendável comer peixe no mínimo três vezes por semana.

Óleo de oliva e óleo de semente de linho (linhaça), são bons recursos de ácidos graxos Ômega 3.

A linhaça,  protege o cérebro e ajuda no bom funcionamento dos intestinos. E para potencializar ainda mais os efeitos, deve ser consumida batida em sucos, vitaminas ou molhos.

 Vitaminas do complexo B

 Trabalham em conjunto para promover o sistema imune e o cérebro saudável por proteger tecidos nervosos contra a oxidação, aumento da memória. O seu corpo requer vitamina B para produzir muitos neurotransmissores. Além de carne e gema de ôvo, existem muitos alimentos de origem vegetal incluindo grãos, arroz integral, germe de trigo, feijão e castanha.

Antioxidantes 

Em razão do cérebro ser feito amplamente de ácido graxos, ele é suscetível a danos por oxidação causado pelos radicais livres, moléculas altamente reativas que atacam e danificam as membranas celulares, proteínas e mesmo o código genético e assim trazendo também envelhecimento e doenças.

Antioxidantes são nutrientes que combatem e neutralizam os radicais livres. As armas primarias desta luta são as vitaminas A, C e E, flavonoides e o selênio.

 As fontes são encontradas nos vegetais de cor  alaranjada e vegetais folhosos tais como cenoura, mamão, abóbora, batata doce, couve, espinafre,etc. A vitamina C é encontrada nas frutas cítricas e vegetais como brócolis, pimenta, etc. 

Vitamina E

Mais um integrante do time dos antioxidantes e, portanto, neutralizador dos radicais livres. É encontrada na gema de ôvo, óleos vegetais, como os de canola e girassol, germen de trigo, frutas em geral.

Selênio

Mineral de ação antioxidante com função de neutralizar os radicais livres e, assim, evitar o processo de envelhecimento acelerado. Há também alegações de que o selênio ajude na capacidade de concentração, o que se reflete diretamente na memória. Grãos integrais, alho, castanha do Brasil.

Flavonoides

São pigmentos naturais presentes nos vegetais, que desempenham papel fundamental na proteção contra agentes oxidantes. Atuam também como agentes terapêuticos numa série de patologias como por exemplo, arteriosclerose e câncer. Estão presentes no vinho tinto, suco de uva, frutas vermelhas, soja como alguns exemplos.

Conclusão: Uma alimentação variada é essencial para a saúde em geral, incluindo a do cérebro. Como podem observar, as fontes de nutrientes indicadas, provêm de vários alimentos. 

Para complementar, hábitos saudáveis como atividade física regular, não fumar e ter cuidado com as emoções, trarão certamente bem estar físico e mental.

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