Infecções urinárias de repetição em mulheres

A recorrência de infecções urinárias em mulheres pode diminuir com o uso de probiótico de Lactobacillus crispatus, de acordo com trabalho publicado na revista científica Clinical Infectious Diseases.

 As infecções urinárias são comuns em mulheres, com taxa de recorrência de 2 a 3% dos casos, devido a alterações na flora vaginal. Nas mulheres com recorrência deste tipo de infecção1, há uma diminuição de uma bactéria2 conhecida como Lactobacillus crispatus, a qual predomina na região genital de mulheres saudáveis, promovendo o crescimento de bactérias patogênicas.

Um dos autores do estudo, Thomas M. Hooton, explica que o problema desta patologia reside na resistência aos antibióticos. Portanto, há necessidade de desenvolver novos métodos de prevenção desta infecção1.

Os investigadores da Universidade de Washington contaram com a participação de 100 mulheres, na pré-menopausa3, com histórico de infecções urinárias de repetição. No estudo duplo-cego, randomizado e controlado por placebo, as participantes foram tratadas com antibiótico para infecções agudas e depois usaram um supositório intravaginal contendo o probiótico de Lactobacillus crispatus, chamado LACTIN-V, ou um com placebo durante cinco dias seguidos. O mesmo tratamento com supositório foi repetido uma vez por semana, durante dez semanas.

Os resultados mostraram que sete das mulheres tratadas com placebo tiveram pelo menos uma infecção urinária, em comparação com 13 das mulheres do grupo de controle. O LACTIN-V, depois do tratamento da cistite, foi associado a uma redução significativa das recorrências de infecções urinárias nas participantes do presente estudo.

Fonte: Clinical Infectious Diseases – Volume 52

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: