Maus hábitos alimentares provocam aumento de gastrite em crianças

 

Como costumo dizer, as crianças não nascem sabendo o que comer ou o que não comer. Elas aprendem em casa, primeiramente. Muitas vezes os pais, seja por carinho, querendo agradar o filho, seja por falta de tempo de oferecer alimentos feitos em casa, acabam habituando seus filhos com uma alimentação deficiente em nutrientes e errada do ponto de vista nutricional.

O consumo exagerado de doces, balas, chocolates, salgadinhos e snacks e outros produtos industrializados estão sendo a principal causa do aumento da incidência de gastrite infantil no Brasil. A estimativa é de que aproximadamente 10% das crianças que se queixam de dores na barriga tenham a doença. Além desses sintomas a gastrite infantil também pode causar falta de apetite, além de vômitos e enjôos após as refeições.

Para prevenir, é necessário que os pais fiquem atentos em relação à alimentação da criança, bem como ao uso incorreto de medicamentos. Dessa forma, adquirir hábitos alimentares saudáveis é a melhor saída e o melhor remédio. 

Estabelecer hábitos saudáveis pode dar um pouquinho de trabalho no início, mas os benefícios serão muitos.

A disciplina para que as refeições sejam cumpridas, não é um ato arbitrário, mas ao contrário é um ato de amor. O café da manhã é uma refeição extremamente importante e não deve ser abolida. Incluir leite, frutas e cereais integrais é aconselhável. Fruta ou suco de frutas no meio da manhã. Almoço e jantar com verduras, legumes e carne, não se esquecendo do arroz ( de preferência integral) e do feijão.  Limite o consumo de refrigerantes, pois além do açúcar, contêm substâncias que impedem a absorção de nutrientes do alimento. Dê preferência para sucos de frutas naturais.

Aqui no site há muitas informações sobre alimentação infantil, bem como sugestão de cardápios e apresentação dos pratos. Não deixe de conferir.

A escolha dos alimentos faz toda a diferença na saúde do seu filho, pense nisso.

Anúncios

Etiquetas:, , , ,

One thought on “Maus hábitos alimentares provocam aumento de gastrite em crianças

  1. Shirley Mello | TodaBeleza 04/05/2011 às 9:52 pm Reply

    Muito interessante, não conhecia o blog, foi uma indicação da Tati (I Love Shoes), adorei!
    Me identifiquei bastante com o post, pois qdo criança, me alimentava muito mal por ter “estômago fraco”. Não conseguia tomar leite, comer verduras, legumes.. e em compensação, tomava café o tempo todo. Resultado? Desenvolvi a tal gastrite, pólipos…Hj, aboli o café, e minha alimentação é bem mais balanceada.
    Bjs…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: