Alergia ou Intolerância?Qual a diferença?

Muitas vezes confundimos alergia alimentar com intolerância a determinados alimentos. Mas onde está a diferença? Como saber?

Uma alergia alimentar é uma reação alérgica a um alimento em particular. É uma manifestação do sistema imunológico que reage como se o organismo tivesse sido invadido por uma substância estranha a ele. Ela pode provocar reações rápidas se manifestando alguns minutos depois do contato com a substância que provoca alergia, até horas. Os sintomas mais conhecidos: coceira, inchaço e o aumento de secreções, como a coriza até as mais perigosas como fechamento de glote. Nesse último caso, é necessário que se injete o mais rápido possível a medicação para que não ocorra o pior.

 Uma doença muito mais comum, a intolerância alimentar, não é uma reação alérgica, porém constitui um efeito indesejável causado pela ingestão de um determinado alimento como por exemplo uma indisposição estomacal, um episódio de diarreia, etc.

A intolerância se traduz por diversas causas, que diferem da alergia: pode ser, por exemplo, pela deficiência da enzima necessária para digerir aquele alimento, ou um pH estomacal não adequado, etc. Se o sistema digestivo manifesta intolerância a certo alimento ou nutriente, a reação pode ser uma maior formação de gases, perturbação gastrointestinal,  náuseas, diarreia, dores de cabeça, etc.

Em geral as reações alérgicas não são responsáveis por este conjunto específico de sintomas, embora possam ocorrer.  Mas ela pode se manifestar por vermelhidão na pele, urticárias, falta de ar, inchaço de boca, língua, rosto, etc. 

Existem várias opiniões controversas acerca da “alergia alimentar”, nas quais certos alimentos seriam responsáveis por problemas que vão desde a hiperatividade infantil à fadiga crônica. Outras opiniões não comprovadas cientificamente ou ainda não suficientemente estudadas, embora experimentadas, atribuem à alergia alimentar a culpa pela artrite, pelo baixo rendimento desportivo, pela depressão e outros problemas.

Mas na verdade, a alergia alimentar ou intolerância, ao contrário do que muitos pensam, não é especialmente a um alimento determinado, mas a um dos nutrientes daquele alimento, como no caso da alergia à lactose impossibilitando realmente o indivíduo de consumir os alimentos que tenham a lactose em sua composição, como leite e derivados.  A alergia ao Iodo que não permite o consumo de frutos do mar, por exemplo.

Na intolerância, pode haver uma reação desagradável, mas que não inviabiliza propriamente o consumo.

O fato é que o diagnóstico não é muito fácil ainda e a dúvida pode permanecer por algum tempo até que se concluam exames e testes alérgicos para se chegar ao diagnóstico correto.

Anúncios

Etiquetas:, , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: