Tipos de leite e suas diferenças

 
   O homem é o único mamífero que “não desmama” figurativamente falando. O leite faz parte de sua ração diária. Por isso vamos falar de suas diferentes formas de apresentação.

Segundo a Instrução Normativa nº 51, de 18/09/2002, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, os regulamentos técnicos de produção, identidade e qualidade dos diferentes tipos de leites, estão descritas a seguir para os tipos A,B e C.

Os leites do tipo A, B e C possuem praticamente a mesma composição nutricional. A diferença entre eles está no tipo de rebanho, ordenha, processo de obtenção e número de bactérias presentes após pasteurização.

O leite tipo A é obtido de um único rebanho e não há contato manual com o leite em nenhuma fase do processo, ou seja, a ordenha é mecânica e o leite segue por tubulações diretamente para o compartimento onde sofre pasteurização, homogeneização e envase. O número máximo de bactérias permitido para este leite é de 500/ml.

O leite tipo B é obtido de rebanhos diferentes e sua ordenha pode ser realizada mecânica ou manualmente. O leite deve ser refrigerado no próprio local da ordenha (propriedade rural) por até 48 horas em temperatura igual ou inferior a 4ºC e transportado em tanques até o local apropriado, onde será processado. O número máximo de bactérias permitido para este leite é de 40.000/ml.

O leite tipo C tem a mesma origem e tipo de ordenha do leite tipo B. Entretanto, não é refrigerado na fazenda leiteira. Após a ordenha, o leite é transportado em tanques até um local apropriado (estabelecimento industrial) até as 10:00 h do dia de sua obtenção, onde só então é processado, seguindo os prazos estipulados por lei. Este processo eleva bastante o número de bactérias presentes no leite, que pode chegar, por determinação da lei, a 100.000/ml.

UHT: o leite é submetido a um processo de ultrapasteurização para destruir qualquer microrganismo. O leite é aquecido em alta temperatura e em seguida é resfriado.

Longa Vida: O leite é submetido ao processo UHT e colocado em embalagens assépticas protegendo o leite de qualquer contaminação. Não há adição de conservantes.(Fonte: Brasil escola)

O leite ainda pode ser classificado quanto:

– ao teor de gordura: pode ser integral com cerca de 3% de gordura, semidesnatado com 2,8 a 0,6% de gordura ou desnatado, com até 0,5% de gordura.

– ao acréscimo de vitaminas e minerais: leite enriquecido de substâncias, aumentando assim seu valor nutricional

ao acréscimo de ômegas: encontrado com ômegas auxiliares ao bom funcionamento o organismo, também aumentando seu valor nutricional  tornando-o funcional.

– ao teor de lactose: pode haver lactose em teores normais ou reduzido.

– à homogeneização: a homogeneização é o processo que consiste em passar o leite à pressão através de um aparelho semelhante a um coador com buracos muito pequenos, reduzindo então o tamanho dos glóbulos graxos, evitando portanto a separação da gordura. A homogeneização serve para impedir a formação de nata no leite pasteurizado, sendo essencial para o leite Longa Vida, deixando o leite mais branco, melhorando o aspecto, palatabilidade e digestão e ainda melhora a qualidade do queijo e iogurte.

Em todos os casos, a ordenha obedece a requisitos mínimos como lavagem do úbere do animal antes da extração do leite e o ideal também seria a filtragem e resfriamento até sua entrega nos postos de coleta. Não é possível se coletar um leite isento de bactérias. 

Há também os LEITES DESIDRATADOS
Entende-se por “Leite desidratado” o produto resultante da desidratação (remoção de água) parcial ou total, em condições adequadas. Os produtos resultantes podem ser: o leite concentrado, evaporado, condensado.

De qualquer forma o leite sempre entra na alimentação do homem por toda a sua vida. Rico em nutrientes como proteínas, vitaminas e minerais importantes a manutenção da saúde, ele aparece na alimentação não só in natura, mas em diversas preparações e formas.

 

 


Anúncios

Etiquetas:, , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: