Adoçantes artificiais podem acarretar perda ou ganho de peso?

 
   Os adoçantes fazem parte da mesa de muitos brasileiros e um número expressivo deles já não usam o açúcar para adoçar cafés, chás, etc, há bastante tempo. O produto, que inicialmente era usado para adoçar bebidas e preparações de diabéticos, hoje foi adotado como um ítem obrigatório das listas de compras.

 Estudos epidemiológicos têm revelado que, ao contrário do que muitos acreditam, apesar de cortar calorias, os adoçantes artificiais têm sido relacionados ao aumento de peso. As causas ainda não estão bem definidas, mas as pesquisas têm evidenciado essa relação.

 Além disso, estudos sugerem que os adoçantes artificiais não ajudam a reduzir o peso quando usados isoladamente.

Para perda de peso, ou mesmo manutenção, é necessário uma alimentação equilibrada e adequada a cada indivíduo.

Mais um estudo que envolveu 11.654 crianças de 9 a 14 anos também relatou essa associação entre refrigerantes diet e ganho de peso, sendo que para cada dose diária da bebida diet foi encontrado o aumento de 0,16 kg/m2 no IMC.

O National Institute of Health (NIH), Estados Unidos, buscaram investigar a perda de peso em indivíduos com sobrepeso ou obesidade, substituindo bebidas adicionadas de açúcar por bebidas com adoçantes artificiais. Após 25 semanas de substituição não houve redução do IMC.

Evidências nestes estudos também sugerem que o aspartame pode, de alguma forma ainda não muito esclarecida, aumentar a fome ou consumo de energia, elevando o risco de obesidade. (Fonte: Nuritot)

Na verdade, o que se tem constatado através dos estudos nessa área é que quanto maior o consumo de alimentos de sabor doce, seja fornecido pelo açúcar ou por adoçantes artificiais, podem aumentar o apetite.

 Embora ainda não esteja completamente claro o papel das bebidas diet no peso corporal, os estudos sugerem que o seu consumo deve ser limitado, assim como o de refrigerantes em geral.

Tudo isso necessita de mais investigação, inclusive esclarecendo a ação dessas substâncias no organismo provocando esse efeito, mas a verdade é que há fortes evidências. 

Os adoçantes são produtos importantes e que têm uma função na orientação nutricional, principalmente de diabéticos. Estou falando sobre seu uso indiscriminado com fins de emagrecimento.

 Mais uma vez é preciso frisar que não existem fórmulas milagrosas para se perder peso. O que vai garantir a eliminação e a manutenção do peso eliminado é uma alimentação equilibrada orientada por um nutricionista, envolvendo mudança nos hábitos alimentares.

   
 
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: