Cuidados na gestação com o que se ingere

Em todas as fases da vida é muito importante uma alimentação sadia e equilibrada. Na gestação os cuidados devem ser redobrados porque estarão em foco 2 vidas: a do bebê e a da mãe. Por isso a orientação de um profissional é fundamental. Hoje darei informações básicas sobre algumas substâncias perigosas em função de seu uso ou de sua deficiência.

Deficiências

Muitas deficiências nutricionais ou outras substâncias (como cafeína, álcool, fumo, drogas, medicamentos)  são causadoras de malformação nos bebês bem como de partos prematuros. Exemplos:

Ácido fólico, sua necessidade é maior na gravidez e a deficiência pode causar alterações do tubo neural do bebê.

A deficiência de ácido fólico pode ocorrer por ingestão deficiente, má absorção, necessidades aumentadas, excreção aumentada e inadequada utilização. Clinicamente manifesta-se por anorexia (falta de apetite), perturbações gastrintestinais, estomatite, glossite (inflamação da língua) e anemia megaloblástica (sem neuropatia).

Ferro – Partos prematuros ou recém nascidos com baixo peso.

Anemia ferropriva é a carência nutricional de maior prevalência, ocorrendo em áreas mais desprovidas de recursos. Pode haver deficiência de ferro em fases de maior demanda, como gestação, lactação, menstruação, fase de crescimento rápido, recém-nascidos com baixo peso, lactentes alimentados com fórmulas ou em situações clínicas que alterem absorção e biodisponibilidade ou induzam perda desta substância inorgânica. Uma grande causa de deficiência de ferro é a perda aguda ou crônica de sangue.

Excessos

Cafeína – Pode causar alteração da frequência cardíaca e da respiração fetal.

A cafeína é uma substância que pode atravessar a placenta e causar alterações no bebê. Há suspeitas de originar retardo mental no bebê, mas ainda não se concluiu a dosagem de cafeína que causaria esse problema. É bom não esquecer que  não é só o café que contém cafeína mas outros alimentos também como por exemplo, chocolate, refrigerantes, chás.

Álcool – O álcool é um componente com alta capacidade de absorção, elevado valor calórico e efeito vasodilatador, atravessando facilmente a barreira placentária e encharcando o líquido amniótico e os tecidos fetais com elevado efeito tóxico para o feto. Alguns exemplos de consequências da ingestão de álcool durante a gravidez são: abortos espontâneos, síndrome alcoólica fetal que faz com que haja alterações nos olhos, no coração, no nariz, no sistema nervoso central, prejuízo no crescimento.

Adoçantes artificiais – seu uso deve ser limitado e controlado. O uso da sacarina por exemplo, deve ser restrito, pois atravessa a placenta e pouco excretado pelo feto, sendo associado a tumores malignos e prejuízos no crescimento das crianças. O ciclamato parece se relacionar com efeitos teratogênicos (se refere à formação e ao desenvolvimento no útero de anomalias que levam a malformações no feto), redução da fertilidade e menor ganho de peso fetal.

Cigarro – Hipóxia fetal, baixo suprimento de nutrientes e remoção de resíduos pela menor perfusão placentária.

A fumante gestante apresenta elevação da pressão parcial de gás carbônico e redução da pressão parcial de oxigênio no sangue arterial o que acarreta risco aumentado de partos prematuros, bebês com baixo peso ao nascer, mortalidade perinatal. Além disso há depleção de nutrientes, má absorção dos mesmos e consequentemente, má nutrição fetal.

Medicamentos – Nenhum medicamento deve ser tomado sem a aprovação médica. Um simples analgésico, pode ser prejudicial.

Amanhã falaremos da alimentação adequada para a gestante.

Anúncios

Etiquetas:, , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: