Cuidado com alimentos e bebidas muito quentes

Estamos chegando ao inverno e as temperaturas já são diferentes. O friozinho estimula a ingestão de alimentos diferentes das temperaturas mais quentes do verão. A partir daí, muitos cuidados precisam ser tomados não só em relação à qualidade dos alimentos, mas também em relação à temperatura deles.

Com o frio temos a tendência de preferir chás, cafés, chocolates e sopas e a temperatura desses líquidos que vamos ingerir não podem ser exageradas. Como tudo que tenho dito aqui, se houver equilíbrio em nossas ações e escolhas, vamos diminuir muito nossos problemas.

Cuidado com os líquidos muito quentes.

Um novo estudo publicado no site do British Medical Journal, mostrou que o consumo da bebida em temperatura igual ou superior a 70°C pode aumentar o risco de câncer de esôfago, boca e garganta. Os pesquisadores realizaram o estudo no Irã, país onde o consumo de chá é alto, e aconselham: não tomem bebidas muito quentes.

O câncer de esôfago mata mais de 500.000 pessoas por ano em todo o mundo. As causas mais comuns são o fumo, o consumo excessivo de bebida alcoólica e o consumo de bebidas muito quentes.

O Irã tem uma das maiores incidências de câncer de esôfago em todo o mundo apesar do baixo consumo de cigarros e bebidas alcoólicas. De acordo com o estudo, comparando o chá quente (65-69°C) com o chá morno (menos de 65°C), pessoas que beberam o primeiro tiveram duas vezes mais câncer de esôfago e aqueles que beberam chá muito quente (acima de 70°C) tiveram um risco 8 vezes maior! Partindo-se deste princípio, uma das regiões do país em maior risco seria o sul, em decorrência do alto consumo de chimarrão quente.

Com o frio do ambiente em que estamos, somos capazes de ingerir os líquidos muito quentes com mais facilidade e só sentimos depois quando a boca e garganta estão ardendo. Isso é sinal que o líquido passou queimando tudo pelo seu caminho. Quando vamos tomar um chá, ou café, ou sopa, etc, devemos deixar um pouco esfriando pra que a temperatura seja adequada a nossa saúde.

Lembra aquele dito popular que diz “apressado come crú”? Pois é o apressado aqui “bebe quente”.

As consequências podem ser sérias e pequenos cuidados podem fazer grande diferença.

Anúncios

16 thoughts on “Cuidado com alimentos e bebidas muito quentes

  1. GISA 27/07/2011 às 9:31 pm Reply

    Eu fui provar a sopa e o macarrão passou direto pela garganta e estava muito quente, a gargant começou a queimar e ficou com uma ardência … Tomei água gelada logo em seguida , mas o incômodo foi muito, parecer ter algo garrado nela. Espero que passe rápido, está terrível, nem líquido gelado eu consigo tomar mais, E como eu estava com muita foe, tomei a sopa mais fria, mas o incômodo continua…o que fazer ?… Gisa Minas Gerais

    • Olá Gisa,esse incômodo dura 1 ou dois dias. Se porventura não passar, procure um médico para que ele examine se feriu ou não. Mas não se assuste. Isso vai passar. O que não pode é acontecer diariamente ou muito frequentemente. Um grande abraço.

  2. Exalando a Alma 10/06/2013 às 12:42 am Reply

    Interessante este artigo. Toda vez que como algo quente me fere o palato. Acredito que seja sensibilidade, pois o alimento não precisa estar muito quente pra ferir. É incomodo demais. Na verdade nem gosto de comida muito quente é incomodo e mal sinto o gosto. Espero que isso não seja sério.

    • Olá, não acredito que seja nada sério. Consultar o médico pode ajudar a melhorar essa reação e te dar menos desconforto. Faça isso. Um abraço.

  3. Leonora 15/06/2013 às 11:13 pm Reply

    Lenita, olá, fui provar um alimento que estava preparando no almoço, ao provar nao atinei na temperatura dele, que estava muitooooo quente, coloquei na boca, e ao invés de cuspir eu engoli, resumindo: desmaiei na cozinha de tanta dor e falta de ar, e ja tem 2 dias que estou sentindo bastante ao deglutir… tenho medo que isto gere algum problema pior….

    • Olá Leonora, o que deve ter acontecido é que o alimento quente foi queimando a mucosa por onde passou e isso leva uns dias para que o tecido se recupere. A alimentação quente, dói ao passar pelo local afetado mais do que a fria. Mas se esse incômodo persistir, procure um médico para que ele possa avaliar e cuidar apropriadamente. Não pense em nada ruim porque não há motivos para isso, apenas cuide para que possa estar bem e sarada, ok?
      Um grande abraço e dê notícias.

  4. Luis 05/09/2013 às 11:24 pm Reply

    Oi Lenita, minha garganta inflamou e tomei um chá bem quente, por conta disso queimou e arde muito ao comer ou beber água, estou no 1º dia , será que isso deve durar muito tempo?

    • Depende, mas normalmente desaparece em dois dias. Se persistir por um tempo maior, procure um otorrino. Mas geralmente essa sensação de ardor, some. Não se preocupe.

  5. vanusa cristina silveira 13/09/2013 às 7:56 pm Reply

    tambem comi um alimento muito quente…que parece ter rasgado minha garganta…a partie dai estou com dificuldade de engolir e com a sensação de alguma coisa parada na garganta é sério isso?

    • Olá Vanusa, se isso continua a incomodar, procure um otorrino sim para que ele possa avaliar o que está acontecendo. Assim vc poderá se sentir melhor. Um abraço

      • vanusa cristina silveira 24/09/2013 às 7:21 pm

        llENITA ACABEI INDO AO OTORRINO…TIVE DIFICULDADE DE ENGOLIR,DORES NO PEITO,UMA SENSAÇÃO DE BOLO AGARRADO NA GARGANTA…ENFIM POR ENGOLIR O ALIMENTO MUITO QUENTE ACABEI QUEIMANDO A GARGANTA…COMECEI UMA MEDICAÇÃO A BASE DE ANTIFLAMATÓRIO E PROTETOR DE ESTOMAGO… COM O RISCO DE FAZER ENDOSCOPIA SE NÃO MELHORASSE…MAS GRAÇAS A dEUS A MEDICAÇÃO FEZ EFEITO E NÃO VOU PRECISAR DO EXAME…ENTÃO FICA O APRENDIZADO ABRAÇO vANUSA mESQUITA

      • Olá Vanusa, que boa notícia, fico feliz. Se cuide ok? Abraço

  6. Raissa 18/11/2013 às 6:51 pm Reply

    Lenita,tomei sopa bem quente e acabei queimando a minha lingua, acho que queimei também a garganta, pois ela está doendo bastante, só que me deu febre, isso acontece? Abraços.

    • Olá Raissa, é preciso saber se essa febre é por causa da queimadura. Pode ser uma coincidência e a causa da febre ser outra, como uma gripe por exemplo. Essas queimaduras costumam melhorar em dois, três dias. Se esse quadro persistir, principalmente a febre, procure um médico para que possa fazer uma avaliação. Um abraço.

  7. Melissa 22/01/2014 às 9:34 am Reply

    Olá Leenita, tudo bem?Tomei um café muitooooo quente e também muito rápido nessa correria do dia a dia,só pra despertar…além da garganta queimando,também fiquei com dor no estomago…será que pode ser algo muito sério?Acho que queimei meu estomago! O que posso fazer para melhorar?Desde já obrigada! Muito bom o ser artigo.

    • Não se preocupe, há uma queimadura mas o organismo se refaz. Esses sintomas deverão desaparecer em poucos dias, se não, procure um otorrino para que ele faça uma avaliação. Um abraço.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: