Cuidado com alimentos e bebidas muito quentes

Estamos chegando ao inverno e as temperaturas já são diferentes. O friozinho estimula a ingestão de alimentos diferentes das temperaturas mais quentes do verão. A partir daí, muitos cuidados precisam ser tomados não só em relação à qualidade dos alimentos, mas também em relação à temperatura deles.

Com o frio temos a tendência de preferir chás, cafés, chocolates e sopas e a temperatura desses líquidos que vamos ingerir não podem ser exageradas. Como tudo que tenho dito aqui, se houver equilíbrio em nossas ações e escolhas, vamos diminuir muito nossos problemas.

Cuidado com os líquidos muito quentes.

Um novo estudo publicado no site do British Medical Journal, mostrou que o consumo da bebida em temperatura igual ou superior a 70°C pode aumentar o risco de câncer de esôfago, boca e garganta. Os pesquisadores realizaram o estudo no Irã, país onde o consumo de chá é alto, e aconselham: não tomem bebidas muito quentes.

O câncer de esôfago mata mais de 500.000 pessoas por ano em todo o mundo. As causas mais comuns são o fumo, o consumo excessivo de bebida alcoólica e o consumo de bebidas muito quentes.

O Irã tem uma das maiores incidências de câncer de esôfago em todo o mundo apesar do baixo consumo de cigarros e bebidas alcoólicas. De acordo com o estudo, comparando o chá quente (65-69°C) com o chá morno (menos de 65°C), pessoas que beberam o primeiro tiveram duas vezes mais câncer de esôfago e aqueles que beberam chá muito quente (acima de 70°C) tiveram um risco 8 vezes maior! Partindo-se deste princípio, uma das regiões do país em maior risco seria o sul, em decorrência do alto consumo de chimarrão quente.

Com o frio do ambiente em que estamos, somos capazes de ingerir os líquidos muito quentes com mais facilidade e só sentimos depois quando a boca e garganta estão ardendo. Isso é sinal que o líquido passou queimando tudo pelo seu caminho. Quando vamos tomar um chá, ou café, ou sopa, etc, devemos deixar um pouco esfriando pra que a temperatura seja adequada a nossa saúde.

Lembra aquele dito popular que diz “apressado come crú”? Pois é o apressado aqui “bebe quente”.

As consequências podem ser sérias e pequenos cuidados podem fazer grande diferença.

Anúncios

17 thoughts on “Cuidado com alimentos e bebidas muito quentes

  1. GISA 27/07/2011 às 9:31 pm Reply

    Eu fui provar a sopa e o macarrão passou direto pela garganta e estava muito quente, a gargant começou a queimar e ficou com uma ardência … Tomei água gelada logo em seguida , mas o incômodo foi muito, parecer ter algo garrado nela. Espero que passe rápido, está terrível, nem líquido gelado eu consigo tomar mais, E como eu estava com muita foe, tomei a sopa mais fria, mas o incômodo continua…o que fazer ?… Gisa Minas Gerais

    • Olá Gisa,esse incômodo dura 1 ou dois dias. Se porventura não passar, procure um médico para que ele examine se feriu ou não. Mas não se assuste. Isso vai passar. O que não pode é acontecer diariamente ou muito frequentemente. Um grande abraço.

  2. Exalando a Alma 10/06/2013 às 12:42 am Reply

    Interessante este artigo. Toda vez que como algo quente me fere o palato. Acredito que seja sensibilidade, pois o alimento não precisa estar muito quente pra ferir. É incomodo demais. Na verdade nem gosto de comida muito quente é incomodo e mal sinto o gosto. Espero que isso não seja sério.

    • Olá, não acredito que seja nada sério. Consultar o médico pode ajudar a melhorar essa reação e te dar menos desconforto. Faça isso. Um abraço.

  3. Leonora 15/06/2013 às 11:13 pm Reply

    Lenita, olá, fui provar um alimento que estava preparando no almoço, ao provar nao atinei na temperatura dele, que estava muitooooo quente, coloquei na boca, e ao invés de cuspir eu engoli, resumindo: desmaiei na cozinha de tanta dor e falta de ar, e ja tem 2 dias que estou sentindo bastante ao deglutir… tenho medo que isto gere algum problema pior….

    • Olá Leonora, o que deve ter acontecido é que o alimento quente foi queimando a mucosa por onde passou e isso leva uns dias para que o tecido se recupere. A alimentação quente, dói ao passar pelo local afetado mais do que a fria. Mas se esse incômodo persistir, procure um médico para que ele possa avaliar e cuidar apropriadamente. Não pense em nada ruim porque não há motivos para isso, apenas cuide para que possa estar bem e sarada, ok?
      Um grande abraço e dê notícias.

  4. Luis 05/09/2013 às 11:24 pm Reply

    Oi Lenita, minha garganta inflamou e tomei um chá bem quente, por conta disso queimou e arde muito ao comer ou beber água, estou no 1º dia , será que isso deve durar muito tempo?

    • Depende, mas normalmente desaparece em dois dias. Se persistir por um tempo maior, procure um otorrino. Mas geralmente essa sensação de ardor, some. Não se preocupe.

  5. vanusa cristina silveira 13/09/2013 às 7:56 pm Reply

    tambem comi um alimento muito quente…que parece ter rasgado minha garganta…a partie dai estou com dificuldade de engolir e com a sensação de alguma coisa parada na garganta é sério isso?

    • Olá Vanusa, se isso continua a incomodar, procure um otorrino sim para que ele possa avaliar o que está acontecendo. Assim vc poderá se sentir melhor. Um abraço

      • vanusa cristina silveira 24/09/2013 às 7:21 pm

        llENITA ACABEI INDO AO OTORRINO…TIVE DIFICULDADE DE ENGOLIR,DORES NO PEITO,UMA SENSAÇÃO DE BOLO AGARRADO NA GARGANTA…ENFIM POR ENGOLIR O ALIMENTO MUITO QUENTE ACABEI QUEIMANDO A GARGANTA…COMECEI UMA MEDICAÇÃO A BASE DE ANTIFLAMATÓRIO E PROTETOR DE ESTOMAGO… COM O RISCO DE FAZER ENDOSCOPIA SE NÃO MELHORASSE…MAS GRAÇAS A dEUS A MEDICAÇÃO FEZ EFEITO E NÃO VOU PRECISAR DO EXAME…ENTÃO FICA O APRENDIZADO ABRAÇO vANUSA mESQUITA

      • Olá Vanusa, que boa notícia, fico feliz. Se cuide ok? Abraço

  6. Raissa 18/11/2013 às 6:51 pm Reply

    Lenita,tomei sopa bem quente e acabei queimando a minha lingua, acho que queimei também a garganta, pois ela está doendo bastante, só que me deu febre, isso acontece? Abraços.

    • Olá Raissa, é preciso saber se essa febre é por causa da queimadura. Pode ser uma coincidência e a causa da febre ser outra, como uma gripe por exemplo. Essas queimaduras costumam melhorar em dois, três dias. Se esse quadro persistir, principalmente a febre, procure um médico para que possa fazer uma avaliação. Um abraço.

  7. Melissa 22/01/2014 às 9:34 am Reply

    Olá Leenita, tudo bem?Tomei um café muitooooo quente e também muito rápido nessa correria do dia a dia,só pra despertar…além da garganta queimando,também fiquei com dor no estomago…será que pode ser algo muito sério?Acho que queimei meu estomago! O que posso fazer para melhorar?Desde já obrigada! Muito bom o ser artigo.

    • Não se preocupe, há uma queimadura mas o organismo se refaz. Esses sintomas deverão desaparecer em poucos dias, se não, procure um otorrino para que ele faça uma avaliação. Um abraço.

  8. daniel 08/06/2018 às 1:13 pm Reply

    Boa tarde
    fui proar uma batata cozida ontem e ela esta muito quente e eu acabe engolindo
    ardeu bastante pra baixo da garganta e agora estou cm um encomodo para comer e as vezes da uma dor espero que melhore :(

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: