Isotônicos-indicações

Os isotônicos viraram moda nas academias e até entre as crianças. Mas é necessário que se preste atenção à indicação desse produto. Eles são bons, mas para casos específicos e não para serem consumidos indiscriminadamente por adultos, adolescentes e crianças como um suco ou uma outra bebida para matar a sede.

Quando há grandes perdas de água, seja pelo suor e pela respiração ofegante provocada pelo exercício intenso, (por exemplo um atleta ou um artista durante um show longo) junto com a água há também perda de eletrólitos como sódio, potássio, etc. É possível verificar nesses exemplos citados, perda de peso de 2, 3 ou até 4 quilos após o exercício ou o show. Mas grande parte dessa perda é água e esse indivíduo precisará ser rehidratado. Nesses casos, somente a reposição de água, sem o componente eletrolítico não será suficiente para deixar o organismo convenientemente equilibrado entre água e eletrólitos. Nesses casos os isotônicos são indicados.

Essas bebidas são soluções formadas a partir de concentrações variadas de sódio e cloreto associadas a pequenas quantidades de carboidratos. Elas são capazes de hidratar, repondo  essas perdas de água e eletrólitos, além do efeito benéfico do suporte de carboidrato oferecido aos músculos em atividade.

Realizada dessa forma, a hidratação pode melhorar o rendimento físico, sem espoliar as reservas de glicose do organismo. Como há sódio nos isotônicos, ajuda também a estimular a sede, contribuindo ainda mais para a sua hidratação.

Durante atividades físicas de até uma hora de duração, o melhor hidratante ainda é água pura, podendo usar também água de côco. O resto será reposto por uma alimentação adequada. Reforçando, essas bebidas são recomendadas após exercícios que durem mais de uma hora, que sejam intensos ou que causem transpiração abundante. Isso quer dizer que para caminhadas, aulas de hidroginástica, aulas em academias, não há necessidade do uso de isotônicos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária recentemente realizou uma consulta pública sobre a nova regulamentação do uso dos isotônicos, categorizando-os como “alimentos para atletas”, ao invés da denominação anterior de “alimentos para praticantes de atividade física”. Isso quer dizer que essas bebidas devem ser consumidas apenas por pessoas que pratiquem exercícios físicos de intensidade, e não para exercícios comuns em academias que têm duração de 1 hora ou hora e meia sem grande intensidade.

Outra situação em que podem ser usados isotônicos, mas com orientação médica e dependendo do estado do paciente, é em casos de diarréia, pós vômitos, onde há o risco da desidratação.

Existe risco no consumo de isotônicos?

Os riscos do consumo indiscriminado dos isotônicos relacionam-se ao seu valor calórico, ao seu conteúdo em açúcar e ao sódio. As calorias dessas bebidas podem comprometer a dieta de pessoas com sobrepeso ou obesidade, uma vez que um frasco de 350 ml pode conter de 80 a 100 calorias e isso não tiver sido previsto em sua dieta. Os diabéticos também precisam estar atentos a sua glicemia e ao planejamento de sua dieta.

Entretanto, a concentração de sódio dos isotônicos representa a maior
preocupação em relação ao seu uso indiscriminado, uma vez que, quando
comparados com outras bebidas, o isotônicos contêm 9 vezes mais sódio do que refrigerantes tipo cola e o abuso do consumo de sódio, pode contribuir para a elevação da pressão sanguínea. Alguns diriam que a quantidade de açúcar e sódio não são tão significativas a ponto de alterar a saúde e que seria reposição. Mas tanto o consumo de sódio quanto o de açúcares não está restrito somente ao isotônico, mas a toda a alimentação do indivíduo durante o seu dia.

Há muitos produtos no mercado, que são excelentes para suprir necessidades orgânicas específicas. A indicação desse produto deve ser respeitada, lida com atenção e não ser consumida por pessoas que não se encontram dentro daquela indicação.

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