Hábitos saudáveis garantem uma velhice saudável

É possível levar uma vida mais saudável mesmo quando a idade vai aumentando.

Minha mãe tem 88 anos e moramos em uma casa grande com escadas. Todos os membros da família se preocupam pelo fato dela ter que subir escadas, mas na verdade isso a tem mantido com saúde, pois é exercício que ela faz diariamente e algumas vezes por dia. Recentemente foi passar uns dias no apartamento do meu irmão e lá, ela quase não fazia exercício algum. Voltou com problemas nas pernas e alguma dificuldade para andar. Bastaram 2 dias para que ela voltasse ao normal, subindo e descendo com desenvoltura as escadas da casa.

O exercício é fundamental para a saúde de qualquer pessoa e também pra quem tem mais idade. Qualquer forma de exercício que ative o corpo e não comprometa a saúde deve ser praticado com regularidade.

Além do exercício, é claro, a alimentação tem um peso enorme na manutenção da qualidade da vida.

À seguir algumas recomendações do Ministério da Saúde para aqueles que estão com mais idade, mas que serve para a maioria dos adultos.

  • Faça pelo menos 3 boas refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 2
    lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições!
  • Inclua diariamente 6 porções do grupo dos cereais (arroz, milho e trigo pães e massas)/ tubérculos como a batata, raízes como mandioca/aipim, nas refeições. Dê preferên­cia aos grãos integrais e aos alimentos naturais.
  • Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições + 3 porções ou mais de frutas por dia.
  • Coma feijão com arroz todos os dias no almoço ou, pelo menos, 5 vezes por sema­na. Esse prato brasileiro é uma combina­ção completa de proteínas e bom para a saúde. Veja as suas possibilidades.
  • Consuma diariamente 3 porções de leite (desnatado ou não, vai depender da orientação médica ou do nutricionista) e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses ali­mentos mais saudáveis! Para os vegetarianos, procure uma orientação adequada para que o organismo receba os nutrientes necessários.
  • Evite refrigerantes e sucos indus­trializados, bolos, biscoitos doces e
    recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra de alimentação. Coma-os, no máximo, 2 vezes por sema­na.
  • Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.
  • Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 co­pos) de água por dia. Dê preferên­cia
    ao consumo de água nos intervalos das refeições. Coloque uma garrafinha com água ao lado e vá bebendo aos poucos. Encha a garrafinha sempre que ela estiver vazia. As pessoas com mais idade, não costumam sentir muita sede.
  • Cuidado com a quantidade de óleo na comida e com as manteigas e margarinas. Consumir em pouca quantidade.
  • Torne sua vida mais saudável. Pra­tique pelo menos 30 minutos de
    atividade física todos os dias e evite as be­bidas alcoólicas e o fumo.
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