O inverno chegou e a fome também!

O inverno é uma estação que divide as opiniões e preferências das pessoas. Algumas gostam do friozinho e aproveitam para transformar essa estação em um prazer junto aos amigos, família e grupos sociais promovendo reuniões e encontros com boa conversa e uma comidinha gostosa. Outros não conseguem se sentir bem no frio e essa estação não é tão agradável assim.
Seja como for, precisamos aprender a tirar o melhor dela para a nossa saúde e cuidar  para evitar as gripes e doenças respiratórias. O segredo é se agasalhar convenientemente e alimentar-se da forma correta.
O frio estimula a necessidade de alimentos. O organismo necessita produzir mais calor para manter a sua temperatura e isso envolve um gasto maior de energia.
Consequentemente, há maior necessidade de energia e de alimentos. Mas… cuidado,
não exagere e nem dê folga os exercícios físicos. Como as formas do corpo ficam
mais escondidas pelas roupas mais grossas e casacos, as pessoas costumam  relaxar e “dar asas” às suas vontades.  Se for assim, muitos quilos podem ser acrescentados e a saúde comprometida.
Mas como controlar essa “fome extra” do inverno?
Primeiramente não abandonar os exercícios físicos e paralelamente alimentar-se de forma adequada. Como?
Não busque alimentos muito calóricos como os ricos em gorduras e açúcares (pães recheados, doces, tortas cremosas, bolos e biscoitos recheados, chocolates  de máquina que são excessivamente gordurosos ou mesmo comer chocolates sem medida).
Pela manhã procure tomar uma vitamina com 1 fruta, leite desnatado ou não, (dependendo de suas condições de saúde ou peso), e linhaça, ou aveia, ou granola ( 1 colher de sopa rasa). Para alguns isso não é suficiente, então acrescente 1 fatia de pão
integral com 1 fatia de queijo branco. Não abra mão do café da manhã, essa
refeição é muito importante.
No meio da manhã: 1 fruta ( não esqueça das ricas em vitamina C – laranja, goiaba, kiwi, limão)
No almoço: evite as frituras e dê preferência a alimentos cozidos, assados ou grelhados, arroz de preferência integral e legumes e folhas. O feijão (ou lentilha, ou ervilha,
ou grão-de-bico) também pode ser incluído. Se optar pela massa, prefira os molhos a base de tomate e evite aqueles com bacon, linguiças, queijos e creme de leite.Coma somente a massa e uma salada de folhas.
O lanche pode ser feito com um suco, barra de cereais, um chocolate quente ou um iogurte com granola.

OBS.: Essas recomendações não levam em consideração particularidades, necessidades específicas ou enfermidades. O mais correto é procurar um nutricionista para uma orientação direcionada e adequada.

 
À noite o ideal para essa estação são as sopas, mas algumas dicas são importantes:
  • As sopas feitas com cereais integrais, legumes e proteínas vegetais ou carnes magras são de fácil digestão e boas fontes de vitaminas, minerais e fibras. Elas dão maior saciedade, aquecem e hidratam.  
  • As sopas cremosas com queijos, creme de leite, bacon e linguiças, devem ser evitadas, pois além de muito calóricas, são de difícil digestão, e ricas em gorduras saturadas e colesterol.
  • Troque a manteiga das sopas por óleo de canola, na hora de refogar;
  •  Evite os caldos concentrados industrializados, pois são ricos em sódio. Eles podem ser substituídos por um pedaço de carne, ou frango na sopa, ou por missô (pasta fermentada de soja, com alto valor nutritivo-acrescentar 1 colher depois da sopa pronta);
  • Se for usar arroz ou macarrão, prefira os integrais pos têm fibras e são mais nutritivos. Experimente antes de rejeitar;
  • Depois de pronta, um fio de azeite extra virgem na hora de servir aumenta o valor energético de forma saudável;
  • Evite o creme de leite nessas preparações.
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