Vitaminas, minerais, por que ninguém ouve o que é tão importante?

Vitaminas e minerais são nutrientes absolutamente indispensáveis à nossa vida e por serem necessários em pequenas quantidades, são chamados micronutrientes. Eles são indispensáveis porque para que tenhamos vida e nosso corpo funcione adequadamente sem gerar doenças, esses micronutrientes participam de processos vitais de nutrição celular.

Nosso corpo é formado por milhões de células que precisam ser nutridas para que continuem vivas. Algumas morrem e outras nascem e outras não se regeneram.

Quando temos uma alimentação deficiente em nutrientes, o corpo começa a reagir e apresentar processos inflamatórios que podem se tornar crônicos e causar desequilíbrios que vão gerar doenças e processos alérgicos, doenças auto imunes, etc.

Cada macronutriente (proteína, carboidrato e gorduras), tem sua função de nutrição e necessitam dos micronutrientes para que possam ser desdobrados e aproveitados pelo organismo nos lugares certos. Nós dependemos de milhares de reações químicas para estar vivos e isso é possibilitado pela alimentação basicamente.

A alimentação moderna, é processada, industrializada, adicionada de elementos que não fazem parte do alimento e quando esse alimento é ingerido, ele não preenche sua função de nutrir adequadamente as células. A praticidade da vida moderna vem adicionando anti-nutrientes à alimentação e causando uma verdadeira “babel” em nosso organismo. desequilibrando-o e gerando doenças.

No Brasil, um grande número de crianças, não come frutas e vegetais nas quantidades adequadas e se “enchem” de “pseudoalimentos” e o resultado disso é o que percebemos nas clínicas: um número crescente de obesidade, câncer, doenças auto imunes, alergias, rinites, bronquites, etc, etc.

Não é que não se possa comer esse tipo de alimento, pode, mas ele tem que ser eventual na mesa das famílias e não diário e habitual.

Nós, como profissionais, temos um sentimento de caos na saúde e percebemos que as pessoas não conseguem entender o problema que isso representa para ela e seus filhos.

Ter mais trabalho na cozinha representa evitar males enormes e tristezas e angústias de uma doença. Vale a pena investir tempo e dinheiro em uma alimentação mais saudável, mais rica em frutas, verduras e legumes, alimentos integrais e orgânicos. Todo mundo sabe, mas poucos praticam.

Nossas crianças não nasceram comendo snacks, nuggets, hamburgeres e miojo. São os pais e cuidadores que ensinam. Atender aos apelos de uma criança que não quer comer comida, mas danoninhos, ou balas, ou biscoitos, definitivamente não é uma declaração do nosso amor, mas do nosso comodismo.

A saúde de nossos filhos e famílias tem perdido terreno para a praticidade da vida moderna. Nós ainda podemos escolher ter uma vida saudável. Pense nisso!!!

Anúncios

Etiquetas:, , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: