Como anda seu coração?

 

Doenças cardiovasculares são doenças que afetam, designadamente o coração e os vasos sanguíneos. Elas representam uma grande causa de morte no nosso país e também uma importante causa de incapacidade. Mas podem ser evitadas com pequenos grandes passos.

Excluindo-se fatores de má formações hereditários ou congênitos, bem como outras doenças que podem afetar o funcionmento cardíaco, as doenças cardiovasculares  devem-se essencialmente ao acúmulo de gorduras na parede dos vasos sanguíneos –aterosclerose – um fenômeno que tem início numa fase precoce da vida e progride silenciosamente durante anos. O problema  é que habitualmente pode já estar avançada no momento em que aparecem as primeiras manifestações clínicas.

As suas consequências mais importantes – o enfarte do miocárdio, o acidente vascular cerebral  – são frequentemente súbitos e inesperados, podendo levar a morte.

A maior parte das doenças cardiovasculares resulta de um estilo de vida impróprio e de fatores de risco que podem ser drasticamente minimizados. O controle desses fatores é a grande arma para deter o avanço dessas doenças que têm crescido no mundo moderno, apesar de toda a  gama deinformação disponível.  Com pequenas mudanças nos hábitos do dia a dia, mas enormemente significativas, é possível garantir dias mais saudáveis e vida mais longa com qualidade.

A idade e a história familiar podem representar fatores de risco. Contudo, existe um outro conjunto de fatores, constituídos por riscos individuais sobre os quais podemos influir e modificar e que estão, sobretudo, ligados ao estilo e ao modo de vida atual.

  • Tabagismo
  • Sedentarismo
  • Obesidade
  • Diabetes Mellitus e obesidade
  • Maus hábitos alimentares
  • Hipercolesterolemia
  • Hipertensão Arterial
  • Stress excessivo

O desenvolvimento das ciências da saúde veio provar que a morte ocorrida em idades precoces, no mundo ocidental, não se deve a situações inevitáveis, mas antes a doenças causadas ou agravadas pela ignorância ou negligência das causas reais que a elas conduzem. Aqui certamente estão incluídas as doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, e uma grande responsável por esses males, a obesidade.

Os hábitos de vida adotados por grande parte da população, como o consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas, açúcar, pobre em fibras, vitaminas e minerais essenciais a manutenção das funções do organismo, stress elevado, pouca vida ao ar livre e sedentária, são ingredientes para uma grande bomba prestes a explodir.

O exercício físico diário, bem como uma alimentação variada e rica em frutas, vegetais em geral com preferência de cereais integrais, já evitariam muitas doenças.

Estabelecer novos hábitos é mais difícil no início, mas extremamente compensador depois. A disposição aumenta, o bem estar se estabelece, a auto estima se eleva e o corpo responde de forma positiva e visível.

Vale a pena investir na saúde.  Sem dúvida alguma, esse é o bem maior que podemos almejar sempre.

Anúncios

Etiquetas:, , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: