Nossos pequenos querem ser atletas, como alimentá-los?

Muitas crianças, envolvidas pela mídia falando bastante sobre esportes, Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, copa do mundo, ou mesmo incentivadas pelos pais, ficam extremamente motivadas mas, é necessário prepará-las desde cedo para que não tenham só um bom desempenho, mas também saúde. Um bom condicionamento físico depende de uma alimentação balanceada e adequada, objetivando o melhor desempenho do atleta.

A alimentação infantil está pobre em verduras, frutas e legumes e rica em alimentos industrializados, refinados. Bons hábitos alimentares são uma questão de qualidade de vida e promoção da saúde e isso é importante, independente dos sonhos atléticos ou não. Alimentar-se corretamente é uma garantia de uma vida de qualidade e saúde.


A infância é a época importante para construirmos bons hábitos alimentares. As crianças, como sempre digo, não nascem sabendo o que é saudável ou não. Elas aprendem em casa e esses hábitos formados, vão influenciá-la ao longo da vida. Mas, o que ela recebeu nas suas primeiras refeições durante os seus primeiros anos de vida e o que ela vê seus pais comerem? O”faça  o que eu digo e não o que eu faço”, não funciona. Se você quer que seu filho coma verduras, mas você não come, dificilmente esse ensinamento se incorporará na criança. Por outro lado, se há muita oferta de refrigerantes, salgadinhos, pizzas e sanduíches calóricos e não saudáveis, isso é o que ela vai querer. Os refrigerantes, o açúcar e o salgado (dos snacks e das batatas fritas, por exemplo), são alimentos que provocam uma “explosão” nas papilas gustativas, o que é isso? São alimentos que quando chegam na boca, já estimulam a querer mais. O aprendizado começa em casa.

Não existe uma fórmula padrão. Cada mãe conhece seu filho, e ela deve usar o bom senso para que seu ele tenha uma boa alimentação, sem entretanto impedí-lo de comer eventualmente alimentos que fazem parte de seu universo social.  A melhor opção é ter profissionais, como nutricionistas, que acompanhem todo este processo e possam garantir as necessidades nutricionais em função  da carga de exercícios desta criança.


Somente com uma avaliação nutricional individual podemos optar por incluir isotônicos ou qualquer outra suplementação à dieta da criança. Como a própria necessidade nutricional da criança já é grande,  pela fase de crescimento e desenvolvimento, todo o cuidado e atenção, de preferência especializada torna-se essencial. Não é possível esquecer, no entanto, que a água é tão importante quanto o alimento e não pode ser negligenciada, a fim de ter a correta hidratação.

Saber o que comer antes e depois dos exercícios é importante.
Quando se fala de treino físico, a maior necessidade é de energia. Para um melhor balanço do gasto energético, temos os alimentos à base de carboidratos que poderão ser utilizados de maneira mais rápida para a necessidade física. As recomendações estarão dentro de todo o conjunto alimentar proposto individualmente para cada futuro atleta. Mas há algumas orientações básicas em termos de grupos de alimentos que devemos adotar para toda a vida, que são:
– Usar preferencialmente produtos in natura, como frutas e hortaliças e cereais integrais como fonte de carboidratos. mas antes do exercício, o melhor é um bom suco a base de frutas e cenoura, ou beterraba. Para depois o melhor é uma refeição com pão integral, queijo, iogurtes com granola e fruta. Não se bate iogurte no liquidificador.
-Não consumir produtos industrializados, porque são refinados, desprovidos de vitaminas e pobres em outros nutrientes
-Restringir o uso de açúcares simples (doces, balas, biscoitos recheados, etc) e de gorduras de origem animal e trans dos salgadinhos, frituras e snacks)

-Beber água, não substituir por outros líquidos o tempo todo.

-Limite o consumo de refrigerantes

-Incentivar o consumo de pães e cereais integrais em detrimento dos brancos

A informação é a base do sucesso para qualquer meta de qualidade de vida. Assim, o acompanhamento de um nutricionista é a garantia de uma vida mais saudável.  A educação de nossos filhos é um processo que vai construindo aos poucos o futuro de cada um.

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