Projeto obriga informações sobre calorias no cardápio


Ir a um restaurante e saber exatamente as calorias que vai consumir. Isso pode ser possível se o legislativo federal aprovar um projeto que obriga os estabelecimentos a colocar no cardápio os valores calóricos dos produtos. Essa medida pode parecer absurda para alguns, mas sabemos que o povo adoece por falta de informação. Quando for ingerir um prato num restaurante, o consumidor tem o direito de ser informado sobre o que representa aquele prato para sua saúde. Quem sabe conseguimos diminuir a obesidade e suas consequências?

A proposta, que tramita na Câmara, prevê punições previstas no Código de Defesa do Consumidor, como multa, suspensão do fornecimento e até cassação da licença.

Autor do projeto, o deputado Mendes Thame (PSDB-SP) alega que, muitas vezes, o consumidor ingere comidas calóricas por falta de informação. Ele cita estudo do Ministério da Saúde que mostra que 40% da população está acima do peso.

Com quatro unidades na Cãmara, o restaurante Naturetto expõe, desde maio, cartazes com informações nutricionais. Segundo Igor Alves, nutricionista da rede, a medida foi adotada após exigência da própria Câmara.

Jaime Recena, presidente no DF da associação de bares e restaurantes, acha que a medida pode onerar estabelecimentos, que precisariam de mais nutricionistas.

Hoje, muitas redes de fast food seguem um termo de conduta proposto, em 2010, pela Promotoria de MG e pela Anvisa. A obrigatoriedade para rotulagem nutricional é só para produtos embalados.

O projeto, que aguarda parecer na Comissão de Defesa do Consumidor, tem caráter conclusivo, ou seja, não precisa passar pelo plenário da Câmara. Se for aprovado, segue para o Senado.Fonte: Folha.com          Mas… o que vocês acham? Mandem suas opiniões pelos comentários abaixo. Vocês acham que projetos como esse estão “profissionalizando” a alimentação-ato fisiológico? Ou ao contrário as informações são importantes para a saúde?Vamos estimar juntos os desejos das pessoas, a valorização desse tipo de informação ou não num ato que significa muitas vezes um prazer e não uma preocupação. Mandem suas opiniões.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: