E a celulite, o que fazer??

A celulite tem muitas causas, mas o descontrole alimentar influencia bastante  o aparecimento deste  problema. Muitas vezes, o excesso de gordura, carboidratos simples, sal e aditivos químicos na alimentação, contribuem para processos inflamatórios no organismo, que além de causar outros problemas pela descompensação orgânica, contribuem para o aparecimento da celulite.

A hereditariedade, a ação hormonal e o sedentarismo são também importantes causas de celulite e forma corporal alterada. Pouco podemos fazer em relação à hereditariedade, alguma coisa é possível em relação à ação hormonal, mas os exercícios e a reeducação alimentar são fundamentais em qualquer tratamento.

Muitas são as opções de  tratamentos estéticos como as lipos, que até apresentam bons resultados, desde que posteriormente, não se volte aos mesmos hábitos alimentares e sedentários de antes. As situações são diferentes, o tipo de conduta varia em cada caso, mas todas as pessoas que têm celulite ou excesso de peso e pretendem melhorar, precisam fazer uma alteração de seu hábito alimentar, beber água e praticar exercícios.

Se a celulite é leve, apenas exercícios, boa alimentação e ingestão de água adequados podem ser  suficientes para a correção, mas quando uma alteração mais importante já estiver presente, os tratamentos médicos, como Drenagem Linfática, Eletrolipoforese, Endermologia, Ultra-som, Lipoescultura, Lipoaspiração, etc.podem ser necessários, dependendo de cada caso. Mas, sem dúvida alguma, estes tratamentos serão mais eficientes se associados à alimentação adequada e exercícios.

Bons hábitos alimentares e atividade física são a base para se ter uma boa aparência corporal e principalmente boa saúde.
Portanto, este binômio, é vital para a manutenção da saúde e da vida e assim, consequentemente, a saúde se refletirá na aparência.

Reeducação Alimentar

Informação  Orientações
As gorduras que comemos em excesso são automaticamente armazenadas no tecido gorduroso. Ingestão mínima de gorduras como: frituras, carne vermelha, ovos, manteiga, margarina, queijos amarelos, chocolate, pele de frango, maionese, creme de leite, leite integral. Prefira queijos branco e requeijão light, alimentos assados, cozidos ou grelhados e os leites desnatados e alimentos light com redução de gordura.
Parte dos carboidratos que comemos
se transformam em gorduras
Diminuição da ingestão de carboidratos como: açúcar, doces, chocolate, massas , pão ,batata, arroz, feijão, milho). Prefira carboidratos de baixo Índice Glicêmico (IG) que atingem a corrente sanguínea de forma lenta e contínua, promovendo a estabilidade da glicemia.
As proteínas são fundamentais na
alimentação porque participam de todas as funções importantes do corpo e
formam músculos que são importantes no estabelecimento do
contorno corporal.
Deve-se preferir a alimentação baseada em proteínas como carne vermelha magra, carne de frango,peixes, queijos tipo ricota e cottage, leite e yogurt desnatados sem açúcar. Além de ser fonte de proteína, a soja é ótima fonte de arginina e glicina, aminoácidos que participam da secreção de glucagon, hormônio que tem efeito termogênico (transforma parte das calorias dos alimentos em calor) e estimula a queima de ácidos graxos (gorduras).

As proteínas são importantes na alimentação humana, mas não deve haver excesso para não sobrecarregar os rins. Alimentar-se bem é equilíbrio à mesa.

Geral Coma á vontade alimentos vegetais como saladas e legumes cozidos, pois eles tem um mínimo de calorias, prolongam a sensação de saciedade além de estimular o funcionamento dos intestinos e ajudar a desintoxicação orgânica.
As frutas podem e devem ser ingeridas mas não em excesso. Prefira frutas cítricas e as mais ricas em água como laranja, mexerica, melão, melancia, abacaxi.  A cebola, frutas cítricas (limão, laranja, lima da pérsia, tangerina),
cereja fresca, uva, ameixa, pêra, maçã, mamão, pimenta verde, brócolis, repolho roxo e tomate, são ótimas opções e alimentos ricos em antioxidantes. Beba muita água, mais de 2 litros
por dia.

Todas Vitaminas do Complexo B que agem na redução do níveis de homocisteína, proteína presente no sangue que aumenta com a idade e prejudica a circulação, além de promover a formação de radicais livres e alterar a constituição do colágeno.Onde encontrar B6: frango, atum, fígado, banana, cereais integrais, levedo de cerveja, arroz integral, cará, alho e sementes de gergelim. B12: leite e derivados, atum, carne bovina, salmão, ostras, ovos, alimentos industrializados fortificados.

O silício é um elemento estrutural do colágeno, que também regula o metabolismo e a divisão celular, normaliza a capacidade de retenção hídrica entre as células, estimula a queima de triglicérides (reserva de gordura corporal) dentre outras funções importantes no tratamento e prevenção da celulite.Onde encontrar Silício: aveia, cevada, salsa, nabo, alho, avelã, feijão,centeio, trigo, pêra, banana, geléia real.Onde encontrar B12: leite e derivados, atum, carne bovina, salmão, ostras, ovos, alimentos industrializados fortificados.Onde encontrar Ácido Fólico: espinafre, feijão branco, aspargos, verduras de folhas escuras, couve de bruxelas, soja, laranja, melão amarelo, maçã.

Referências: O. Med.

bibliográficas:

AMERICAN HEART ASSOCIATION. American heart association

guidelines for weight management programs for healthy adults, 1994. Disponível

em: http//www.americanheart.org/scientific/statements/1994/079402.html

WESTERTEP KR, WILSON SAJ, ROLLAND V. Diet induced thermogenesis measures

over 24h in a respiration cahmber: effect od diet composition. Int.

SANDRA M. CHEMIN/JOANA D’ARC MURA- Tratado de Nutrição, Alimentação e Dietoterapia

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