Alimentação do adolescente

Não posso deixar de falar aqui, sempre, da alimentação saudável que está intimamente associada à saúde.

No mundo atual, é comum observarmos na dieta de crianças e adolescentes a ausência de alimentos fundamentais para o bom funcionamento do organismo e consequentemente a manutenção da saúde. Essa ausência é de frutas, verduras e legumes na alimentação diária. Por não receberem esses alimentos, as carências nutricionais vão se acumulando, processos inflamatórios vão acontecendo e as doenças, ao longo de um tempo, vão surgir, caso não haja uma mudança nos hábitos alimentares.

Há sempre uma forma de incluirmos esses alimentos de forma mais atraente para as crianças e jovens seja misturada em preparações, seja sob a forma de sucos, sanduíches, etc. Mas com criatividade e paciência, é possível melhorar a alimentação.

Levando em consideração apenas o valor calórico e não a quantidade de gordura saturada, sódio e proteína, já é possível detectar o tamanho da consequência, principalmente para o excesso de peso, obesidade e suas consequências.

O governo do Paraná fez um estudo sobre a alimentação dos adolescentes pela observação do aumento de casos de obesidade e constatou a prevalência de alimentos excessivamente calóricos, gordurosos e ricos em sódio e publicou um trabalho evidenciando a baixa qualidade nutricional  e o valor calórico desses alimentos.

Observe os alimentos mais consumidos nessa faixa etária e seu valor calórico:

Uma fatia de pizza 4 queijos (352), uma unidade de cachorro-quente (417), um hambúrguer com queijo (480), um pires de batata frita (320), um pastel de queijo (315), 350 ml de refrigerante (145), uma porção de massa bolonhesa (420-490) e um croquete de carne (180). São muitas calorias, apresentadas sob a forma de frituras. Sem falar no macarrão instantâneo e nuggets, lasanhas industrializadas, etc.

Se você comer um cachorro-quente com mostarda, ketchup e queijo parmesão + 1 copo de refrigerante + 1 porção de batata frita terá ingerido mais ou menos 778 kcal. Essa quantidade de energia poderia ser obtida por 300 ml de chá mate, 1 bauru de rosbife e queijo branco, canapés de legumes com cream cheese ligth , 4 minitorradas com patê de ricota, ½ Beirute de peru e queijo cottage e 50 g de carpaccio de salmão. Muito mais saudável a segunda opção, não acha?

Quer saber mais equivalências de porções?

• Vamos então a um guaraná + pipoca de microondas. O total de energia é de 645 kcal e esta pode ser
substituída por 1 copo de suco de limão e hortelã com adoçante, 2 bolas se sorvete diet morango, 1 pote de iogurte diet com polpa de frutas,
1 pão de batata sem recheio, 2 bisnaguinhas com 2 colheres (chá) de geléia diet e 1 polenguinho. Será que se comer pipoca e guaraná constantemente você não vai engordar e ficar com a saúde debilitada? Eles não têm praticamente nada do que você precisa.

Uma refeição com: 1 pires de salada de agrião – 10g

3 colheres de sopa cheias de carne moída – 75g

1 colher de arroz cheia de purê de batata – 140g

2 colheres de sopa de arroz – 90g

1 concha média rasa de feijão preto – 80g

1 tangerina pequena – 100g

1 copo duplo de suco de manga – 240 ml

Total 595 Kcal

Então, fazer trocas saudáveis é uma atitude inteligente. Aqui vão mais algumas dicas importantes:

Troque sempre que possível, barras de chocolate por barras de cereais; frituras, por grelhados e assados; hamburgueres por sanduíches naturais; biscoitos recheados por biscoitos de leite, cereais; doces por frutas frescas ou secas; leite integral por leite semi ou desnatado; porções de batata frita por batata assada, amendoim torrado, castanhas, amêndoas ou nozes; refrigerantes, por sucos de frutas,
chocolate quente, água de coco; salsichas comuns por salsichas de peru e frango e salgadinhos em pacote por sanduíches de pão integral.

Só para ilustrar o que estamos vendo, você sabia que para gastar a energia de um hamburger com queijo (470 kcal), por exemplo, um adulto precisa de 6horas e 30 minutos (em repouso), 1h22 (andando acelerado), 43 minutos (nadando) e 32 minutos (correndo)? E que comendo uma maçã (com todas as vitaminas e fibras que ela tem e apenas 70 kcal), precisaria somente de 58 minutos em repouso ou 5 minutos correndo? É grande
a diferença, não é?

Mas a diferença também é grande no valor nutricional, lembre-se disso!

Anúncios

Etiquetas:, , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: