Nutrição e Estética

A nutrição funcional é importante principalmente para resgatar o equilíbrio funcional do organismo, o que pode curar ou prevenir doenças. Como a beleza se reflete primordialmente de dentro para fora, a alimentação adequada às necessidades do corpo, promovendo a saúde, vai se refletir exteriormente no cabelo, na pele e no corpo. Diversos estudos já demonstraram e comprovaram que maus hábitos alimentares com deficiências
nutricionais e excessos de alimentos ricos em gorduras saturadas, carboidratos simples e sódio provocam olheiras, celulite, acne, queda de cabelos, unhas frágeis e manchas, gorduras localizadas, além de outras queixas comuns femininas. Não existem alimentos milagrosos, porém alguns, que são fontes de nutrientes específicos, podem trazer, de fato, importantes benefícios com estes aspectos estéticos.

O quadro a seguir apresenta alguns sinais comuns de deficiências nutricionais e suas principais causas:

Sinais Deficiências e Causas Alimentos Funcionais
Unhas
Fracas Ferro, cálcio, zinco, ácido linoléico Castanha do pará, amêndoas, nozes,aveia, cevada, vegetais verde escuros, frutas em geral, semente de linhaça, frutos do mar e carnes
Manchas Brancas Magnésio, silício e ferro
Amareladas Distúrbios no sistema linfático, infecção por fungos e diabetes
Cabelo
Queda e opaco Proteínas ,biotina, vitamina D, cobre, zinco, cálcio, ácido pantotênico, magnésio, ferro Gema de ovo, Aveia, cevada, salsaCarnes vermelhas, peixes , aves e leguminosas
Pele
Acne Zinco, vitamina C, vitamina A e E Cenoura, mamão, pimentão, tomate, frutas cítricas, abóbora, carnes , peixes, aves, germem de trigo.
Manchas Distúrbios hormonais, Vitamina A , C e E Soja e derivados, hortaliças verdes escuros, frutas cítricas, vegetais amareladas e óleos vegetais
Flacidez cutânea Consumo excessivo de carboidratos de alto índice glicêmico e açúcares; deficiências de vitaminas e minerais antioxidantes Arroz integral, pães integrais, Massas integrais, abacate, abóbora, frutas vermelhas.
Pele seca Vitamina A, biotina, cálcio, ácidos graxos, Vitamina B2 Soja, amêndoas, feijão, lentilha, grão-de-bico,lentilha, nozes, castanha do pará, linhaça ,laranja, morango, limão, acerola
Celulite Iodo, selênio, ômega 3, Vitamina C, Isoflavonas clorofila .Disfunções hormonais, deficiências nutricionais, problemas circulatórios e má hidratação Azeite de oliva, algas marinhas,castanha-do-paráSoja, aveia, peixes de água fria, frutas cítricas e água
Olheiras Alergias, disbiose, problemas circulatórios Folhas verdes e sementes, suco de clorofila, probióticos (iogurtes com lactobacillus, leites fermentados,coalhadas) Co-enzima Q-10, óleo de peixe, vitamina E, chá verde, própolis, suco de uva, semente de linhaça

Importante:
A hidratação é essencial para garantir os cuidados estéticos. Beber ao menos 2 litros de água por dia auxilia na eliminação de toxinas e desintoxicação do organismo.

Alcançar a longevidade com vitalidade, boa forma física e mental, pele jovem, cabelos sedosos, menos celulite e flacidez; são os desejos de todas as mulheres e que hoje não são impossíveis nem ao menos difíceis de serem realizados. A solução é simples e está no seu prato. O segredo está na forma que você se alimenta, através de dietas personalizadas, planejadas e incorporada ao seu dia-a-dia. É importante ressaltar que o tratamento nutricional que prioriza a qualidade dos alimentos ingeridos contribuirá para um organismo mais saudável e nutrido, que, certamente se refletirá na beleza exterior de toda mulher.

Fonte:Eq. Nutricional

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