Influência da publicidade na alimentação das crianças e adolescentes

Cuidado com os anúncios da mídia
 Nem tudo que é fácil e prático é bom para você e sua família.

Na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, uma pesquisa mostra que peças publicitárias de alimentos na televisão induziram diversas crianças a acreditar que esses produtos eram bons e saudáveis. O estudo também acompanhou os anúncios exibidos e aponta que nenhum deles eram alimentos saudáveis.  A influência desses comerciais sobre as crianças é muito grande e as induzem a experimentar e consumir o que é anunciado. Cabe aos pais o bom senso de não ceder às pressões dos filhos, além de orientá-los sobre as desvantagens desses alimentos sobre a saúde.

Participaram do trabalho crianças de 10 a 12 anos e suas mães, entrevistados para avaliar a maneira como percebem a publicidade de produtos alimentícios na televisão. Também foi analisada a programação dos dois canais de maior audiência para o público infantil, de segunda à sexta-feira.

O tipo de alimento mais veiculado foi o fast-food, também apontado como o preferido pelas crianças, ao lado dos refrigerantes e dos produtos lácteos. As crianças possuem uma memória voltada para aquilo que aparece na TV.

Nenhum dos alimentos anunciados no período acompanhado pela pesquisa é considerado saudável. Na verdade os alimentos são apresentados nesses comerciais de forma atraente, tendo uma aparência ou insinuação de saudáveis, com pessoas que transmitem essa ideia e em embalagens bem coloridas.

Algumas vezes são alimentos com aditivos que são apresentados como naturais, mas alimentos industrializados contêm aditivos. Eles aumentam o tempo de prateleira, melhoram sabor, aroma, cor,etc. Alimento natural é alimento produzido em casa ou em alguns casos artesanalmente. Limite-os em sua casa.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: