Alimentação saudável sim, exagero não

Equilíbrio é tudo. Em uma de minhas palestras encontrei uma mulher que me relatou seus hábitos saudáveis e radicais de vida: ela se obriga a duas horas diárias de exercícios (estando bem ou não); em sua casa não entram alimentos industrializados e, sendo assim, ela vai buscar leite em uma fazenda (praticamente “pasteuriza” o leite em casa), só come saladas em sua casa, (nunca fora ou mesmo na casa de parentes); recusa convites para festas e eventos porque não participa da mesa; não come morangos, pimentão (por causa dos agrotóxicos), mel por causa da salmonela e não sai para jantar fora por não saber a origem dos alimentos, etc, etc, etc. Essa preocupação chegou a um ponto de tirar a sua paz e liberdade, fazendo-a escrava de suas convicções.

É preciso deixar claro que esse comportamento caracteriza também um transtorno alimentar (ortorexia) como é a anorexia, vigorexia, bulimia.(Ver matéria na pág.Transtornos Alimentares).

Ter uma vida saudável é importante e alimentos naturais e saudáveis também, mas não podemos fazer disso uma obsessão. Vivemos em um mundo industrializado e conseguir alimentos puros, isentos de produtos químicos ou sem processamento nem sempre é possível. Ter a consciência de que é preciso se alimentar bem é bom, saudável e positivo. Praticar isso com equilíbrio é fundamental para que o corpo não adoeça pela sobrecarga da mente.

Não há nada errado em buscar hábitos saudáveis, pelo contrário, o que não pode é transformar isso em patologia. Não há nada melhor do que a confraternização com amigos e pessoas queridas em torno da mesa. Isso também é saudável. Conviver e participar com alegria desse convívio também é uma forma de buscar saúde. Se informe sempre, mas lembre-se de manter em todas as coisas o equilíbrio e o bom senso.

Ótimo fim de semana para todos!!

Anúncios

Etiquetas:, , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: