E as escolas vão fazer o quê?

Muitos são os esforços dos profissionais (médicos, nutricionistas, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas,etc) para manter a saúde da população. Mas nada podemos fazer se não houver o entendimento da necessidade urgente de mudança de hábitos de vida. Melhor alimentação, mais atividade física, mais vida ao ar livre para diminuir o stress.

Assim como a educação vai mudar esse país, essas mudanças também podem mudar a realidade da saúde no Brasil, que chegou a beira do caos. Há necessidade de mudança nas políticas públicas? Sim, mas há necessidade de conscientização da população em relação às mudanças em sua própria vida.

Tudo começa cedo e assim como a educação traz conhecimento, ela deve se estender nas escolas, orientando os alunos a melhores hábitos de vida, incentivando o esporte, melhorando a qualidade nutricional das cantinas e acabando com os fast foods dentro da escola.

A educação alimentar é fundamental para o futuro do país, pois envolve a saúde da população, num momento em que os hospitais já não conseguem mais dar atendimento ao volume de pacientes necessitados.

Sempre me coloquei à disposição das escolas para dar palestras e orientações a pais e alunos e o retorno e o interesse foi mínimo.

É na fase escolar que as crianças estão aprendendo a abrir mão de alimentos como frutas, verduras e legumes e muitas vezes outros alimentos saudáveis, em favor de outros ricos em sal e gorduras. É nessa fase que crianças e adolescentes estão transformando hábitos saudáveis em outros não tão saudáveis como passar horas e horas em frente de um computador, diminuindo cada vez mais a sua atividade física e aumentando consideravelmente a ingestão de  “venenos gostosos” e ficando cada dia mais obesos. Meninos e meninas com 9 e 10 anos de idade com colesterol altíssimo, hipertensos, já tão cedo.

É necessário uma providência urgente, ou qual será o futuro dessas crianças? Dentro de hospitais???? Professores e diretores de escolas vocês têm responsabilidade nisso. Pais cobrem melhores condições para seus filhos dentro e fora das escolas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: