Brasileiro come menos arroz com feijão e mais comida industrializada em casa

Pesquisa IBGE

Entre 2002-03 e 2008-09, a aquisição média anual per capita (quanto de um produto a família adquire em um ano, dividido pelo número de pessoas da família) caiu 40,5%  para o arroz polido (de 24,5 kg para 14,6 kg), feijão, queda de 26,4% (de 12,4 kg  para 9,1 kg) e açúcar refinado, de 48,3% (de 6,1 kg para 3,2 kg). No mesmo período,  aumentaram, entre outros, o refrigerante de cola (39,3%, de 9,1 kg para 12,7 kg),  a água mineral (27,5%, de 10,9 kg para 13,9 kg) e a cerveja (23,2%, de 4,6 kg para  5,6 kg).

Essa pesquisa também revelou que o consumo de açúcar pelo brasileiro é extremamente  alto e o de produtos industrializados também:

O estudo identificou algumas características negativas dos padrões de consumo alimentar  em todo o país e em todas as classes de renda, como o teor excessivo de açúcar (16,36%) e a participação insuficiente de frutas (2,04%) e verduras e legumes (0,80%) na  alimentação.  Nas regiões economicamente mais desenvolvidas (Sul, Sudeste e Centro-Oeste) e, de  modo geral, no meio urbano e entre famílias com maior renda, havia consumo elevado  de gorduras, em especial as saturadas.

Também foram observados padrões de consumo,  como a adequação sistemática do teor protéico dos alimentos (12,08%) e a elevada  participação de proteínas de origem animal (6,69%). Ou seja, o brasileiro, embora tenha mais acesso a alimentação como nas classes de  menor poder aquisitivo, não significa que ele come melhor qualitativamente. Pelo  contrário, o valor nutricional de sua alimentação não tem melhorado, mas piorado.

As informações sobre alimentação saudável, têm sido vastamente publicadas e estado à  disposição daqueles que se interessam em buscar a saúde. Então, é só questão de escolha.

Anúncios

Etiquetas:, ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: