O Sabor Doce e Saudável das Frutas



Você tem comido frutas, ou os doces têm ocupado um lugar de mais destaque? Se tem feito isso, a balança vai te dizer em pouco tempo, sem falar nos exames laboratoriais.

As frutas, além de saborosas, são alimentos funcionais porque além de preencherem as funções normais de nutrição, elas ainda nos protegem de uma série de doenças. São ricas em vitaminas C, A, vitaminas do complexo B, potássio, etc, que contribuem para o combate aos radicais livres.

São ricas em fibras que além de ajudarem no funcionamento intestinal, também têm um papel importante em nossa imunidade.

Muitas vezes, as pessoas não têm o hábito de consumi-las, mas é importante, e eu diria fundamental, para a sua saúde. O ideal é que pelo menos 3 porções de frutas façam parte da alimentação cada dia.

Elas podem ser utilizadas frescas, in natura, em saladas com folhas verdes e outras hortaliças, em saladas de frutas, em sucos, em pratos salgados, combinadas com hortelã, cidreira, etc. Também podem ser consumidas secas (ameixa, damasco, passas) , mas estas contêm um teor mais alto de carboidratos, sendo assim mais calóricas.

Procure também variar as cores das frutas como por exemplo, o vermelho das goiabas, morangos; o amarelo das laranjas e das mangas; o laranja do mamão; o branco da banana; o verde do kiwi. Mas não deixe de incluir as frutas em sua alimentação diária.

Nós somos um país abençoado por Deus, com um solo e clima favoráveis às plantações, o que nos dá muitas opções. Inclua mais frutas em seu cardápio e a saúde agradecerá!

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