O sabor saudável dos legumes e verduras

Todos sabemos que:

Consumir os alimentos de origem vegetal é fundamental para o bem estar e a saúde.

Que devemos variar as cores, como garantia de fitoquímicos, nutrientes.

Que devemos alternar entre crús e cozidos.

Que esses alimentos devem fazer parte de nossa ração diária.

Isso é verdade? Claro que sim!

A quantidade e a qualidade de nutrientes presentes nos vegetais depende de muitos fatores. Por isso, alguns cuidados para manter e receber esses nutrientes são necessários . Os vegetais hoje, são cultivados de forma diferente da de uns tempos atrás, cultivo esse que influencia a qualidade do solo; quanto a isso, nada podemos fazer. Mas, em relação ao armazenamento ( ver neste site “Arrumando a geladeira”) e preparo sim.

Algumas vitaminas são solúveis em água como a vitamina C e B. Quando os alimentos são deixados de molho ou cozidos em água e essa água é desprezada, essas vitaminas se perdem. Em relação à vitamina C, ela se perde com muito mais facilidade e essa perda se dá já depois que o vegetal é fracionado. Alguns polifenóis também. Estudos demonstraram que as cerejas congeladas por mais de 5 meses, perdem pelo menos 50% de antocianinas, que é um composto antioxidante, benéfico para a saúde, encontrado em frutas e legumes de pigmento vermelho e arroxeado.

Segundo estudo da Universidade da Califórnia, o espinafre perde em torno de 70% de vitamina C ao ser cozido. Já as vitaminas solúveis em gordura (vit. A, D, E e K) e  os carotenóides (compostos antioxidantes) são melhor preservados ao serem cozidos.

A quantidade de licopeno do tomate, pode ser melhor aproveitada quando o tomate é cozido. O cozimento também quebra as moléculas do alimento, “diluindo” o conteúdo para ser aproveitado pelo organismo. Por isso é que é importante alternar entre alimentos crus e cozidos seja no  vapor, seja em água – mas sempre aproveitando essa água para o preparo de sopas, arroz e molhos – na alimentação do dia-a dia.

Para melhorar o sabor, principalmente para o gosto jovem, abuse da criatividade com o uso de temperos naturais, especiarias e apresentação do prato. Isso pode incentivá-los ao consumo desse tipo de alimento.

O IMPORTANTE MESMO É CONSUMIR VEGETAIS TODOS OS DIAS DE FORMA VARIADA.

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