O sabor saudável das castanhas

As oleaginosas, como são conhecidas as castanhas, nozes, avelãs, amêndoas, são ricas em “boas” gorduras. Essas são as gorduras benéficas para a saúde (monoinsaturadas e polinsaturadas), que elevam o bom colesterol, melhoram as nossas defesas, e nos ajudam contra os radicais livres. Por serem ricas em gorduras, são calóricas e seu consumo deve ser limitado a pequenas quantidades. Por exemplo para a castanha do pará, a indicação é de 2 unidades por dia. As castanhas também são ricas em proteínas e podem entrar na composição de vários pratos, dando sabor e enriquecendo as dietas sem a presença de proteína animal. Não devem ser consumidas somente no natal, mas o ano inteiro.

Castanha-do-Pará

As castanhas-do-pará são ricas em ômega 3, magnésio e selênio. O selênio, além de funcionar como antioxidante é responsável pela reabsorção do colesterol. Assim, a ingestão de castanhas-do-pará ajuda na eliminação do colesterol ruim pelo organismo, além fornecer nutrientes fundamentais para a saúde. Também contém vit A,C e E

Castanha de caju
Contém proteínas, carboidratos, ferro, cálcio, fósforo, sódio e sete aminoácidos essenciais que o organismo não consegue produzir e são indispensáveis, que desempenham importante papel no combate as doenças cardíacas. Alguns estudos colocam ainda que possuem fitoquímicos e fitoesteróis que podem ter propriedades anticancerígenas.

Nozes

São ricas em vitamina E, potássio.  O consumo regular de nozes pode melhorar a circulação sanguínea e evitar o entupimento das artérias. Prestem atenção no sabor adocicado, se estiverem amargas, é porque oxidaram e não estão próprias para consumo.

Avelãs

As avelãs possuem quantidades consideráveis de Vitamina E, fósforo, potássio e cálcio. Esses nutrientes contribuem para as trocas celulares, melhorando o funcionamento do organismo. Além disso, são ricas em ácidos graxos insaturados, essenciais na prevenção de doenças cardiovasculares.

Pistache

Entre as sementes oleaginosas, o pistache é o que tem mais substâncias antioxidantes. Importante auxiliar no combate aos radicais livres, bem como betacaroteno, que também atua como antioxidante. Assim como as nozes, o pistache também possui fitosteróis, que melhoram a circulação sanguínea como um todo.

Crie o hábito de utilizar as castanhas no seu dia a dia.  Mas lembre-se que elas são calóricas e devem ser utilizadas em bem pequenas quantidades.

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3 thoughts on “O sabor saudável das castanhas

  1. Carol BSB 11/11/2011 às 3:46 pm Reply

    Boa tarde!!!

    Adoro seus textos!

    Já aderi à dica de comer 2 castanhas do pará por dia!

    Qual seria a quantidade de castanha de caju recomendada para consumo diário??

    Obrigada!

    • Olá Carol, muito obrigada por sua atenção. A quantidade de castanhas depende muito de sua alimentação diária, mas vamos deixar em 3 ou 4 está bem? Um abraço

      • Carol BSB 30/11/2011 às 8:24 pm

        Obrigada pela resposta! :)

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