Como controlar a fome e o consumo exagerado de calorias?

A fome é um sinal natural do organismo, indicando a necessidade de nutrientes, de energia. O problema é quando não controlamos a ingestão de alimentos, escolhendo-os mal ou comendo em excesso.

Por isso vão aqui algumas dicas:

  • Não fique grandes períodos sem alimento. Procure comer uma fruta, uma barra e cereal, um iogurte nos intervalos. Essa é uma dica importantíssima.
  • Se você é louco por doces, a melhor hora para comê-los, por incrível que pareça é após a refeição (1 porção pequena) e o ideal é que essa refeição tenha azeite e uma boa quantidade de fibras. Os doces sempre estimulam a vontade de comer. Por isso controle a sua ingestão e quando fizer essa opção, associe com fibras. (Há matérias nesse site que falam das fibras).
  • Quando a fome vem, principalmente depois de longos intervalos, a tendência é pela escolha de alimentos ricos em gorduras, sal e açúcar. Evite isso. Comece sempre as refeições por uma salada crua, evite as frituras e escolha apenas 1 tipo de proteína animal.
  • Beba água sempre e até 40 minutos antes das refeições, evitando beber durante. Manter uma garrafinha disponível por perto (fora das refeições)  ajuda bastante.
  • Uma outra dica que funciona, é escolher pratos e utensílios de tamanho menor. Quanto maior o prato, mais alimento você vai colocar pois a sensação visual é que o prato está vazio ( vide os restaurantes a quilo, onde os pratos são enormes para estimular o maior consumo de alimentos), por isso pratos menores e garfos menores ajudam a diminuir as porções e a aumentar o tempo de refeição ( com 20 minutos de alimentação, o centro da saciedade, localizado no cérebro, se manifesta).
  • Quando estiver comendo, pouse o garfo no prato, coma com calma e mastigando bem.
  • Evite sacos de biscoitos, balas, amendoins por perto, pois você come, sem sentir, grandes porções.
  • Troque o refrigerante por sucos e refrescos naturais.
  • Jamais faça restrições alimentares por conta própria, sem a orientação de um nutricionista. É o equilíbrio de nutrientes atendendo as necessidades individuais, que garantirão um emagrecimento saudável e duradouro.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: