O sabor saudável das amêndoas

Uma pesquisa revela que existem mais de 130 milhões de pessoas diabéticas no mundo e que em 2025 serão 418 milhões de pessoas com tolerância à glicose alterada. Isso é muito sério e a alimentação rica em carboidratos simples, pobre em fibras, muito industrializada e uma vida mais sedentária contribuem para isso.

Por isso, muitas pesquisas são realizadas, para amenizar ou minimizar essa alteração metabólica que enche os atendimentos ambulatoriais.

Os alimentos funcionais têm sido grandes aliados para a saúde humana. Estudos recentes revelaram que as amêndoas trazem grandes benefícios: de baixo índice glicêmico, alto teor de fibra, gordura insaturada, minerais, proteínas e carboidratos. Também tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, interferência nos níveis lipídicos baixando-os.  Aumenta a sensação de saciedade, o que contribui para os processos de emagrecimento, mesmo sendo as amêndoas alimentos calóricos. Além disso, é ótima fonte de gorduras monoinsaturadas, alfatocoferol, cobre, magnésio, arginina, fitosteróis e polifenóis.

Essas propriedades atuam na diminuição da glicemia pós-prandial, diminuição do estresse oxidativo que causa dano celular, redução do risco de doenças cardiovasculares. Segundo os estudos, 60 g de amêndoas nas refeições, são suficientes para diminuir a glicose, e o estresse oxidativo. Mas veja que elas devem estar compondo a refeição balanceadamente. Por isso, consulte um nutricionista para a prescrição correta, em função de sua necessidade.

As amêndoas podem ser consumidas in natura ou adicionadas à preparações doces ou salgadas (saladas e pratos quentes ou doces).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: