E seu colesterol, vai bem?

 

O colesterol elevado tem sido muito comum nos consultórios. A hipercolesterolemia precisa ser corrigida, uma vez que se torna responsável pela oclusão das artérias, podendo levar a infartos e outros problemas circulatórios graves.

Mas, o que é preciso saber, é que o colesterol, não é somente vilão, mas necessário. Ele ajuda na formação de hormônios, síntese de vitamina D, funcionamento de membranas celulares, etc. O grande problema está no desequilíbrio das lipoproteínas de alta e baixa densidade (HDL e LDL – “colesterol bom” e “colesterol ruim”). Normalmente o “bom” se torna Baixo e o “ruim” elevado, o que vai então alterar o seu comportamento no organismo, sendo levado pelas artérias, formando as placas de gorduras e levando às doenças cardiovasculares.

O tratamento é medicação, quando o colesterol está bem elevado, e dieta e exercício.

A alimentação contribui muito para esse desequilíbrio. Uma dieta rica em carnes, embutidos (salsichas, linguiças, presuntos,etc, pobre em vegetais e fibras,  certamente levará a esse distúrbio dentro de algum tempo.

Por isso, vários estudos demonstraram que a mudança de hábitos alimentares associada ao exercício é fundamental para que o tratamento apresente bons resultados. Uma alimentação saudável, não será uma alimentação sem graça, com legumes cozidos, sem gosto e sem temperos. Ao contrário, é constituída de alimentos mais frescos, saborosos e que podem fazer parte da gastronomia light. Porque light? Porque é pobre em gorduras saturadas, porém com azeite, vários temperos e com excelente sabor.

As principais recomendações são: retirar a pele do frango antes do preparo, a gordura aparente das carnes, evitar embutidos, manteiga, frituras, carnes gordas (cupim, carne de porco), molhos com creme de leite, queijos amarelos, biscoitos recheados.

Aumentar o consumo de grãos, frutas e hortaliças, peixe. Incluir as castanhas no cardápio nas quantidades recomendadas, preferir os pães integrais, alho, azeite de oliva, leites e iogurtes desnatados.

No mais, é caminhar, e praticar alguma atividade física.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: