Emagrecimento saudável

Hoje, quando a informação nos chega em abundância e muito rapidamente, conceitos anteriores podem ser mudados completamente de um dia para o outro. Como a obesidade tem aumentado assustadoramente, as pesquisas também têm crescido, o que nos dá novos resultados e novos conhecimentos.

Muito tenho falado sobre excesso de peso e suas causas. Mais uma vez, repito, que excesso de peso não é só uma questão de ingesta de alimentos maior do que gasto energético, mas de desequilíbrios que têm sua origem, muitas vezes, no deficit ou excesso de nutrientes.

O tecido gorduroso é metabolicamente ativo e secreta substâncias hormonais como por exemplo a adiponectina. Esse hormônio, tem a função de regular a função da insulina e reduzir o processo inflamatório. Só que, à medida que há aumento do tecido gorduroso, esse hormônio diminui representando maior risco de resistência à insulina, diabetes tipo 2, aumento de peso e riscos cardiovasculares.

Um estudo recente, revelou que as pessoas que consumiam maior quantidade de fibras, ômega 3 e praticavam exercícios regularmente, tinham os seus valores de adiponectina aumentados melhorando o quadro de saúde geral e facilitando a perda de peso.

“Uma revisão de estudos científicos, verificou que com a suplementação de ómega 3 ou ingestão de peixe, os valores de adiponectina aumentaram entre 14 a 60%; com perda de peso devido a plano alimentar hipocalórico e exercício físico, a adiponectina aumentou entre 18 a 48% e com suplementação de fibras aumentou entre 60 a 115%”.

O que podemos constatar em clínica, é que não basta qualquer restrição calórica, é preciso estudar o paciente e ver quais são suas deficiências e necessidades e utilizar o programa alimentar adequado. Alguns alimentos contribuem como auxiliares nesse processo como as fibras, peixes ricos em ômega 3, chá verde, linhaça, etc.  e podem fazer parte do programa, mas Lembre-se que a orientação segura vem do profissional habilitado para isso. A auto prescrição, muitas vezes, pode trazer  consequências desagradáveis.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: