Mostre-me suas compras e te direi quem és

O que há em sua geladeira? e em sua despensa?

O que vem em suas compras de supermercado é bastante significativo para sua saúde. Se as gavetas de hortaliças fecham com facilidade e estão meio vazias e, ao contrário os armários estão cheios de massas variadas, biscoitos, pipocas de microondas, já podemos ficar alertas.

Se a porta de sua geladeira tem refrigerantes, geléias, no interior há sobremesas vistosas, queijos, manteigas, frios, linguiças e salsichas, é possível que sua saúde esteja em estado de atenção.

Nossas compras de supermercado falam muito sobre nossos hábitos alimentares e nos dão um olhar preocupante para o futuro se essas compras não sofrerem algumas mudancinhas.

O equilíbrio é fundamental para o ganho da saúde. Lembre-se do poder diurético do pepino e da alface, o potencial antioxidante do licopeno dos tomates, a importância das gorduras poli-insaturadas e dos minerais antioxidantes das castanhas, e a proteção dos compostos bioativos do brócolis contra o câncer. As frutas e hortaliças em cores variadas não podem faltar nas compras e os refrigerantes podem ficar restritos ao fim de semana.

Algumas dicas importantes na hora das compras:

  • Evite fazer compras com fome
  • Na hora de comprar laticínios, prefira os iogurtes light e os queijos brancos
  • Quando pensar em pães, dê preferência aos integrais. Têm vitaminas e minerais ao contrário dos brancos.
  • Restrinja a compra de refrigerantes somente para o fim de semana, se você não passa sem eles.
  • Opte por sucos naturais e pra isso escolha frutas frescas ou polpa de frutas. Evite os sucos industrializados.
  • O arroz integral em lugar do branco será uma ótima escolha.
  • Na hora dos frios opte pelos de peru ou frango (blanquet de peru, por exemplo).
  • Quando comprar feijão, leve também lentilha, grão de bico.
  • E os biscoitos? Evite os recheados e os salgadinhos e gordurosos (geralmente ricos em gordura hidrogenada); prefira os tipo cream crackers e os simples sem recheios
  • Não esqueça dos temperos: curry, açafrão, orégano, salsa, cebolinha, etc.
  • Também não esqueça do azeite de oliva, do alho, da cebola.
  • Abra mão dos temperos prontos e dos famosos tabletes de caldos. Além de muito ricos em sódio, eles acabam causando vício do uso nas preparações por dar realce ao sabor. Não são saudáveis.
  • Reduza os enlatados.

Essas dicas são simples mas podem ajudar muito e a saúde, vai agradecer com certeza!

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