Fazendo dieta com prazer!

Recebo e-mail pedindo sugestões de cardápios light, mas sem os batidos grelhados.
Já fiz isso aqui no site e é só procurar. Mas hoje resolvi dar algumas dicas interessantes pra tornar sua refeição além de mais agradável, mais light.

Uma refeição pode ser totalmente alterada na qualidade, seja na aparência, seja no paladar ou no valor nutricional, em função da forma de preparação. Algumas dicas simples e fáceis de executar, podem transformar a sua dieta em algo prazeroso. Acredite.

Aqui vão algumas:

Caldos de carne ou frango

Você gosta de cozinhar com os tabletes industrializados de caldos? Eles não são saudáveis, pois além de muito sódio que, entre outros problemas, favorece a retenção de líquido, podem conter também, aditivos químicos, favorecendo os processos inflamatórios. Por isso, prepare-os em casa. Anote a receita:
2 litros de água, 1 peito de frango sem pele, 1 salsão, 2 cenouras, 1 cebola e 1 tomate. Leve ao fogo até tudo ficar macio. Desligue o fogo e coe. Distribua em forminhas de gelo e congele. Depois é só embalar. São mais gostosos e saudáveis.

Molho de tomate caseiro
Corte 2 kg de tomates sem as sementes e a pele e coloque no liquidificador com 1 dente de alho, 1 cebola, salsa e cebolinha, sal e um pouquinho de água. Bata tudo no liquidificador e leve ao fogo para apurar. Depois de pronto pode ser congelado em recipientes bem tampados.

Empanados
Passe a carne ou o frango na clara de ovo e depois na farinha de aveia ao invés de farinha de rosca. Vai ficar mais gostoso e crocante. Os empanados são mais calóricos mesmo, mas prepare-os no forno ao invés de fritos. Outra opção é passar a carne em questão numa mistura de iogurte natural desnatado e sopa de cebola em pó, salpica aveia em flocos ou gergelim e assa. Fica uma delícia.

( mas lembre-se que a sopa de cebola é industrializada e rica em sódio).

Dourados
Para dourar um alimento, use shoyu, colorau. Ao invés de fritar ou usar açúcar.

Dar sabor
Espete cravos em uma cebola e coloque no leite desnatado para ferver.Fica ótimo para cremes, sopas e molhos.

Evite frituras
Almôndega asse antes e depois coloque no molho (se existe o hábito de fritar antes).
Carnes, frangos (sem a pele), peixes, prepare-os assados, grelhados ou cozidos.

Grelhar
Os grelhados costumam ser muito secos? Passe na farinha de trigo a carne, ou o frango, ou o peixe, sacuda para eliminar o excesso de farinha e dê uma selada dos dois lados na grelha. Aí então deixe atingir o ponto desejado, pingando um pouquinho de água até que cozinhe. Isso evita que saia o sumo das carnes.

Mais sabor ao molho branco
Ferva o leite com 1 folha de louro ou uma cebola.

Um sabor excelente e saudável
Asse peixe com os temperos de seu gosto, ou legumes, enrolados em papel manteiga bem vedado para não abrir. O sabor fica mais preservado e as vitaminas também.

E as preparações gordurosas?
O ideal é fazer de véspera e colocar na geladeira. Normalmente a gordura se solidifica e forma uma camada por cima. Assim, você pode retirá-la.

Ovo poché
Se acha ovo poché sem graça, acrescente temperos à água ou cozinhe no leite desnatado também temperado. O resultado é ótimo.

Uma sugestão bem gostosa e light
Fatias finas de abobrinha, pasta temperada de ricota e blanquet de peru. Enrole tudo e amarre com uma cebolinha verde fininha e leve ao forno.

Espero que tenham gostado e bom apetite!!!

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