Você gosta de assaltar a geladeira à noite?

VONTADE DE COMER À NOITE
Isso é comum?

Sim, é comum e costuma acontecer em função de uma alimentação desequilibrada.

Alimentação desequilibrada é quando a alimentação é monótona, não é variada, há ausência de frutas ou verduras ou ambos; quando há troca da refeição por lanche; quando o tempo entre uma refeição e outra é muito longo; quando a alimentação não está suprindo nutricionalmente o organismo.

O desequilíbrio causado pela falta de alguns nutrientes, pode provocar reações como por exemplo queda nos níveis de serotonina (conhecido também como hormônio da alegria, do bem estar).

Vários estudos demonstram que a ação da serotonina parece estar envolvida com a conduta compulsiva-obsessiva, desordens afetivas, depressão, síndrome do pânico, ansiedade, agressividade, nervosismo, fadiga, mau humor, tensão pré-menstrual entre outras.

Isso pode gerar vontade de comer e comer carboidratos, especialmente doces. Normalmente, essas pessoas gostam de “atacar” a geladeira. E porque a geladeira?Normalmente aí já se encontra o que está pronto para comer (sorvete, tortas, doces, comida).

Ficar muitas horas sem comer também estimula a liberação de neuropeptideos que acabam gerando a compulsão por alimentos à noite.

Mas alguns alimentos podem ajudar nessa hora. Já se sabe que o magnésio, vitamina B6, B9,B12, são nutrientes envolvidos na síntese de serotonina.

As verduras escuras são boas fontes de magnésio que além de ajudar a formar serotonina, é um mineral relaxante. Percebe como a falta de alguns alimentos na ração diária interfere na saúde e no bem estar? Os carboidratos e alguns aminoácidos como o triptofano também interferem nesse processo.

Outros alimentos que podem ajudar são:
Castanhas, aveia, linhaça, gergelim, quinoa entre outros. Abacaxi, banana, ameixa, kiwi, tomate, abacate, tâmara.

Nossa alimentação é rica e a oferta de alimentos é bem variada. Por isso aproveite para estimular-se a incluir novos alimentos em sua dieta!

Anúncios

Etiquetas:, , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: