Não há maior e melhor investimento do que cuidar da saúde!

Por Lenita Munhoz


Metabolismo significa o corpo produzir energia e síntese de outras moléculas que são necessárias ao organismo. Isso é feito através das gorduras, carboidratos e proteínas que nós ingerimos através do alimento, e ajudadas pelas reações enzimáticas mediadas pelas vitaminas e minerais.

Para que nosso corpo funcione adequadamente, complicadas e encadeadas reações enzimáticas ocorrem nas células. Esse sistema é tão maravilhoso, que mesmo quando há deficiências, há um significativo nível de tolerância de erros no processo metabólico, ainda não causando desordens e doenças. Frequentemente, a mutação em uma enzima, não significa que o indivíduo adoecerá. As doenças só ocorrerão se uma ou mais enzimas críticas não atuarem ou se um mecanismo de controle de um caminho de atuação for afetado.

Porque recomendamos com insistência uma alimentação saudável?

Porque todas as substâncias adicionadas ao solo de plantio, ao alimento in natura e ao processo de industrialização, somadas ao stress, à vida sedentária, alimentação deficiente em nutrientes e outras poluições, podem provocar alterações celulares e mutações nos processos enzimáticos, que podem trazer sérios danos ao organismo.

É gostosa a carne gorda, o bacon, os churrascos, os doces, as bebidas alcoólicas, os refrigerantes? Se forem consumidos eventualmente o corpo ainda pode tolerar, mas se frequentemente, o resultado à médio e longo prazo não será bom.

Nada é mais importante do que a saúde. Ela é, sem dúvida, o bem mais precioso que temos e quando é perdida, o preço que se paga físico, emocional e material é muito alto.

O corpo foi feito para receber nutrientes equilibradamente e se exercitar.

Não há maior e melhor investimento do que cuidar da saúde!


Anúncios

Etiquetas:, , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: