É carnaval. Como fazer para proteger seu fígado?

É carnaval e muitos e-mail chegam pedindo orientações, sugestões e dicas para minimizar os possíveis excessos. E seja para aqueles que não abrem mão da folia ou para aqueles que preferem viajar e aproveitar os dias junto da família e dos amigos, a comida e a bebida (alcoólicas ou não) estarão presentes.

Para os que consomem bebidas alcoólicas, uma dica clássica: uma garrafa d’água junto ao copo de bebida. Não deixe de beber água enquanto está ingerindo bebidas alcoólicas. Isso ameniza (mas não impede) os estragos no fígado e no organismo em geral.

O funcionamento normal do fígado é essencial à vida.  Uma de suas principais funções é degradar as substâncias tóxicas absorvidas do intestino ou produzidas em outras áreas do corpo e, em seguida, excretá-las pela bile ou pelo sangue como subprodutos inofensivos.

Além disto, o fígado secreta bile no intestino delgado para ajudar na digestão e absorção de gorduras, armazena vitaminas, sintetiza proteínas e colesterol, metaboliza e armazena açúcares. O fígado controla a viscosidade sangüínea e regula os mecanismos de coagulação. Percebeu como intoxicá-lo é perigoso?

Por conter substâncias que inibem a ação do hormônio antidiurético, a cerveja ganhou a fama de diurética e, por tabela, “benéfica” para os rins. Afinal, facilitaria o serviço de filtragem das impurezas do sangue. Na verdade, mesmo composta por 95% de água, a bebida tem álcool suficiente para desidratar o organismo. Presente nos drinques em geral,  ele inibe o hormônio antidiurético, provocando aquela vontade constante de fazer xixi. Com isso o corpo perde líquido, e a concentração de toxinas no sangue aumenta rapidamente.

Proteja-se:

  • Beba muita água.
  • Faça uma alimentação pobre em gorduras e carnes vermelhas e rica em frutas, hortaliças em geral, saladas com alimentos que favoreçam o processo de desintoxicação como por exemplo agrião, tomate, gengibre, frutas cítricas, cenoura, brócolis, couve flor, cereais integrais.
  • Durma para que o corpo possa se recompor.
  • Cuidado com a automedicação: se você está acostumado a usar analgésicos para dor de cabeça ou antiácido receitado pelo médico, provavelmente na hora que o fígado reclamar, vai o que estiver à mão. Mas, cuidado, o ácido acetilsalicílico (aspirina), combinado com álcool, pode causar irritação na mucosa gástrica e aumentar o risco de hemorragias. E o paracetamol (Tylenol), misturado à bebida, pode prejudicar o fígado. Na dúvida, consulte o médico.
Anúncios

2 thoughts on “É carnaval. Como fazer para proteger seu fígado?

  1. Silvia 28/02/2012 às 9:57 am Reply

    Bom dia! Parabens pelo site, muiton informativo!
    Vi um post antigo, sobre festas infantis originais, onde vc escreve sobre buffet saudavel, vc tem alguma indicacao , aqui em SP? Obrigada, Silvia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: