Porque os nutricionistas contra-indicam as frituras?


Sabemos que os óleos aquecidos a altas temperaturas por mais tempo, criam compostos tóxicos que transformam essa gordura inicialmente inofensiva (em quantidades adequadas), em uma gordura tóxica.

Esse tipo de gordura vai se depositando no organismo e causando alterações importantes, como por exemplo, o estreitamento do calibre dos vasos sanguineos. Isso pode levar a problemas como hipertensão, além de riscos cardíacos, entre outros.

Além disso, a fritura pode promover a formação de uma substância chamada acroleína, que é altamente cancerígena.

Um estudo publicado na revista Food Chemistry revelou a presença simultânea de vários aldeídos tóxicos (“α oxigenado, grupo β-insaturados , tais como 4-hidroxi-[E]-2nonenal). Esse estudo envolveu os óleos de girassol, oliva e linhaça. O de girassol e linhaça, foram os que mais produziram substâncias tóxicas, criando aldeídos em menos tempo, principalmente se reaquecidos.

Os aldeídos são compostos muito reativos e em contato com proteínas, hormônios e enzimas, alteram ou impedem sua correta ação. Essas alterações são várias e as consequências também.

A fritura, mesmo sendo realizada com óleos vegetais de boa qualidade, os transforma em uma gordura com uma qualidade nutricional que deve ser eliminado da alimentação. Não se deve considerar apenas o óleo utilizado, mas também o tempo que o alimento fica em imersão, o tempo que o óleo está sendo aquecido, a temperatura que o óleo se encontra, se é ou não a primeira fritura, etc.

Sabemos que os estabelecimentos que servem alimentos fritos, não utilizam óleos nobres e muito menos o utilizam uma só vez. Portanto o dano pode ser ainda maior. Se você não resiste aos salgados, opte pelos de forno, em lugar dos fritos. É possível até mesmo preparar as famosas batatas palito (batatas fritas) no forno. Experimente essa troca, sua saúde agradece.

Anúncios

Etiquetas:, , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: