Incluindo os coloridos vegetais

Apresentação Saladas

As nossas escolhas, como tenho incansavelmente falado, devem ser escolhas de saúde, já que o que comemos pode favorecer ou não o aprecimento de doenças como por exemplo, as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

O adequado consumo de frutas e hortaliças (no mínimo 400 gramas diários de frutas, verduras e legumes) pode prevenir a morte prematura e o aparecimento de DCNT, como doença cardiovascular isquémica, infartos do miocárdio e cancros gastrointestinais.

Nunca encare os legumes como um acompanhamento sem graça ou de menor importância do que os tradicionais arroz, batata e massa, escolhidos em função de um prato de carne ou peixe, considere a ordem inversa.

Por essa e outras razões, nós, profissionais, orientamos refeições coloridas. Agindo assim, quem ingere hortaliças em quantidades relativamente grandes, pois 50% do almoço e do jantar devem ser legumes, pode assegurar uma boa parte do aporte de vitaminas e minerais recomendados.

As frutas são as melhores escolhas para os lanches da manhã e da tarde. Abasteça-se de frutas para a semana, em cores variadas, e coma pelo menos 3 porções por dia.

Uma dica para o controle do peso: comece as refei8ções sempre por saladas de folhas verdes e outros vegetais e opte por comer a fruta fora da refeição – evitando assim pães, biscoitinhos, salgadinhos, etc. Quando acompanhada de iogurte é um lanche de baixas calorias, saudável e que satisfaz.

No caso das crianças, quando elas estiveres brincando em casa, coloque perto delas um pratinho com cenouras cortadas em palito, assim como beterraba cruas. Não diga nada. O colorido vai atraí-las e sem perceber elas vão pegar e comer enquanto se distraem.
O importante é que esses alimentos não podem faltar na alimentação diária de crianças, adultos e idosos.

 

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