Alteração do paladar, como isso acontece?

Como sentimos o gosto das coisas e como isso pode ser alterado?

As papilas gustativas são estruturas compostas por células sensoriais que transmitem ao cérebro informações que o permitem identificar os gostos básicos: o amargo, o ácido, o salgado e o doce.

As substâncias do gosto se ligam (aminoácidos e adoçantes) ou penetram (íon hidrogênio e íon sódio) na célula sensorial desencadeando um processo que resulta na liberação de neurotransmissores. Os padrões de sinais gerados e transmitidos até o cérebro a partir da liberação desses neurotransmissores permitem a identificação do tipo de gosto. Embora existam vários tipos de papilas, e elas se concentrem em determinadas regiões da língua,as células sensoriais são capazes de transmitir informações sobre todos os tipos de gostos.

A alteração do paladar está associada a deficiência de zinco e alguns medicamentos para hipertensão, contra a ansiedade e em medicamentos quimioterápicos, dentre outros. A disgeusia é a distorção ou diminuição do senso do paladar, o qual é responsável pelo reconhecimento dos gostos dos alimentos e bebidas ingeridas.

A alteração do paladar prejudica o consumo alimentar, como pode ser observado em estudo recente, o qual avaliou o baixo consumo de água por paciente que utilizava medicamento que causava disgeusia, sendo que quando o medicamento foi suspenso, o paladar normalizou assim como o consumo de água e demais alimentos e bebidas.

Em pesquisa recente, a dose de medicamentos para o tratamento de câncer são revisados, visando diminuir os efeitos colaterais, como a disgeusia, ao mesmo tempo em que visa manter os resultados esperados pelo tratamento quimioterápico.

Sendo assim, alguns medicamentos fundamentais para tratamento de pacientes graves, podem ocasionar disgeusia e assim prejudicar o consumo alimentar e estado nutricional. Nesses casos, deve-se priorizar o atendimento nutricional, com o objetivo de oferecer alimentos que sejam melhor tolerados pelos pacientes e que forneçam os nutrientes necessários para preservar o estado nutricional. Nutr. Pauta

Anúncios

Etiquetas:, , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: